FAZENDA COLUBANDÊ - SG

Voltamos a insistir, e vamos persistir, até que o governo do estado do Rio de Janeiro volte a olhar para São Gonçalo, e dar a nós o que merecemos! 

Relembramos que já não temos linha 3 do metrô, não temos o BRT, mas São Gonçalo foi uma das cidade onde o senhor governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, mais teve votos! São Gonçalo é um município que está abandonado pelo governo estadual. Como dissemos, não teremos BRT, nem linha 3 do metrô, o que lhe custa valorizar, ao menos, a nossa cultura? Será que não merecemos nada mesmo? 

Em 2014, São Gonçalo recebeu vários políticos, esses dos mais variados partidos, se promovendo, falando que iriam fazer e que iria acontecer, isso para as eleições. E passou eleição e tudo voltou ao normal.

Me lembro de quando assistia aos debates, era notável a preocupação do Sr. Pezão com São Gonçalo, não tirava a cidade dos textos e futuros planos, um dos motivos ao qual votamos nele. São Gonçalo é uma cidade que é privilegiada pela história.

A cidade de São Gonçalo tem várias fazendas históricas, um tesouro para a cultura municipal, fazendas que fizeram parte da história colonial do nosso país, que aprendemos desde cedo vendo em livros,  temos patrimônios nacionais, só é uma pena que o governo do estado não valorize isso.

Não podemos cobrar somente do município de São Gonçalo, cobrar da prefeitura, se a posse de uma das fazendas mais importantes da nossa cidade, a fazenda Colubandê, é de posse do estado do Rio, ou seja, só o governo estadual pode fazer as devidas reformar e cuidar do patrimônio histórico.

A fazenda Colubandê, faz parte da história não só do município, mas como do estado e até do país, patrimônio que relembra a história de séculos atrás, às margens de uma das vias mais importantes do estado.

Será que alguém ai nesse governo não estudou história? É uma pena que vemos uma peça tão importante da história brasileira sendo jogada no lixo, um lugar que poderia atrair muitas pessoas e melhorar o turismo da região. Uma pena!

Mas devemos também falar da inércia do governo municipal, que não cobra do estado mais medidas para realização de obras no município, como as reformas urgentíssima dessa e outras fazendas da cidade, assim também como vários colégios estaduais em estado precário.

Agora eu pergunto ao leitor: se o município não pode fazer obras na fazenda, pois ela é de posse do estado, por que a prefeitura gastam milhões, todo ano, com iluminação de natalina na fazenda? É lamentável ver isso! História, cultura e patrimônio nacional jogados no lixo!

Mais valorização  da cultura de São Gonçalo, já!
Fotos via Betinho Carvalho