Prefeito em evento da GM | Foto: Divulgação
O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, enviou uma mensagem do poder executivo à câmara dos vereadores que dispõe sobre a autorização do porte de arma de fogo pelos agentes da Guarda Municipal. Desta forma, o município dá o primeiro passo para formalmente armar os agentes.

A mensagem foi aprovada pelos vereadores presentes, mas o presidente da câmara, vereador Diney Marins, ressaltou que serão feitas audiências públicas para escutar o que a sociedade civil e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pensa sobre o assunto.

O vereador Maciel (PMN), ex-policial militar, usou a tribuna da câmara para defender a proposta e pediu para ser o relator do projeto. Ele defende que a lei federal 13.022 já determina que a guarda municipal porte arma de fogo.

"Eu tenho a convicção que a Guarda armada, hoje, no município de São Gonçalo, não é um sonho, é uma realidade! Nós estamos precisando de segurança! [...] Eu vou estar aqui para respeitar a lei. Como vice-presidente da comissão de segurança, queria deixar o meu nome à disposição para ser o relator dessa matéria", afirmou o parlamentar, que também defendeu a qualificação da guarda municipal com plano de cargos e salários.

No município de Niterói, o prefeito Rodrigo Neves convocou um plebiscito para a população votar e decidir sobre o armamento da guarda, que rejeitou a proposta. O vereador de São Gonçalo, José Carlos Vicente, criticou a atitude do prefeito de Niterói e falou que o PSOL ganhou contra o armamento e parabenizou o prefeito de São Gonçalo por mandar o projeto à câmara.