Foto: Divulgação
O deputado estadual gonçalense Renan Ferreirinha discursou na tribuna da Assembleia Legislativa na última quinta-feira, dia 30 de maio, onde fez um discurso contrário à criação de uma CPI para investigar supostas irregularidades nas universidades estaduais do Rio de Janeiro, proposta pelo PSL, partido com maior bancada na Alerj.

Segundo o parlamentar, a proposta da CPI não apresentou critérios claros e técnicos sobre o objetivo de buscar autoria e materialidade sobre alguma situação. Na proposta do deputado Alexandre Knoploch não havia nenhum apontamento sobre o que seria investigado, fazendo com que a proposta parecesse uma perseguição ideológica às universidades.

O deputado criticou a "torcida" presente, transformando a sessão num "Fla X Flu", referindo-se a polarização que impede o estado de avançar nos debates que precisam ser feitos. O deputado lembrou também que esses tipos de discussão deveriam acontecer nas comissões pertinentes. Falou ainda que a melhor forma para avaliar as universidades é conferindo seus índices de avaliação.

"A gente deveria estar discutindo porque o IDEB caiu tanto, os projetos prioritários de ciência e tecnologia. Me espanta que nós temos comissão de educação e tecnologia e não temos essas discussões lá, preferem vir para o plenário e fazer teatro [...] Os fundamentos que fizeram dessa CPI um pedido são extremamente fracos, não tem embasamento técnico, não existe um objeto direto e a gente quer inventar fumaça onde não tem. Se a gente quer entender os principais problemas, basta olhar para as estatísticas e para os dados. Essas anti-pautas atrapalham muito o debate. O que acaba acontecendo é um fomento do anti-intelectualismo", disse o parlamentar.

O deputado disse que continuará defendendo a educação como pauta central "para que um dia nenhum outro caminho no país seja tão promissor para as crianças quanto o caminho do conhecimento".

BANCADA DO PSL QUER FIM DE COTA PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA 
O polêmico projeto de resolução visa a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as três universidades estaduais do Rio - Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e Uezo (Centro Universitário estadual da Zona Oeste). A sessão lotou as galerias da Alerj.

O autor do projeto é o deputado Alexandre Knoploch (PSL). Em suas falas, o deputado autor do projeto e seus correligionários atacaram a reserva de vagas para alunos da rede pública, da qual as universidades estaduais são pioneiras.

A deputada Alana Passos (PSL) usou seu exemplo pessoal para minimizar a importância da reserva de vagas. Disse que é filha de negro, nascida na Baixada Fluminense e passou em concurso público para o Exército Brasileiro

"Qual é a cota que eu tenho direito?", questionou em direção às duas galerias onde estavam alunos das universidades estaduais. Ao ser vaiada, disparou: "Vão estudar, vocês são um bando de idiotas inúteis".  disparou. 

Com informações de O DIA.