Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) está fechando parcerias com os consulados do México e Equador no Rio para garantir que já no próximo ano dois colégios públicos da cidade tenham o ensino bilíngue em língua espanhol e em horário integral. Os colégios contemplados são o Cieps 309 - Zuzu Angel
(Equador), no Arsenal, e o Ciep 413 - Adão Pereira Nunes (México), em Neves.

Para efetivar as parcerias, a Seeduc tem que firmar um convênio junto aos consulados, que devem encaminhar relatórios para as embaixadas em Brasília e para os órgãos governamentais dos respectivos países. A expectativa é que até outubro de 2019 os trâmites jurídicos já estejam concluídos para que as escolas possam funcionar dentro do modelo intercultural em 2020.

Dentro do modelo intercultural, os estudantes terão uma carga horária maior do ensino da língua espanhola e terão disciplinas da grade comum curricular ofertadas no segundo idioma, além de aulas de conversação e outras atividades pedagógicas. Para que isso aconteça, os professores das unidades passaram por uma capacitação.

A proposta é que os estudantes iniciem os estudos no sexto ano do ensino fundamental e concluam na terceira série do ensino médio dentro deste modelo intercultural, tendo sete anos de estudo da cultura e do idioma do país e recebendo, ao concluírem os estudos, certificação de proficiência no idioma.