Vereador Gilson do Cefen é autor da proposta | Foto: Reprodução/Facebook
A Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou na sessão plenária dessa quarta-feira (15) o projeto de lei do vereador Gilson do Cefen que cria um auxílio municipal no valor de R$300 reais para trabalhadores da cidade (que recebam até dois salários mínimos e que estão desempregados) no período de três meses (podendo ser estendido) em virtude da pandemia devido da Covid-19. O projeto foi aprovado por 21 votos.

De acordo com a proposta, o dinheiro usado para pagar o auxílio aos trabalhadores serão doações de outras prefeituras, ONG's e, principalmente, a iniciativa privada. A prefeitura não é obrigada a utilizar seus recursos para custear o projeto, apenas arrecadaria as doações, faria o cadastro da população apta a receber o benefício e faria o repasse aos mesmos.

A proposta de utilizar doações para custear o benefício é justamente por conta do município de São Gonçalo não ter condições orçamentárias de arcar com a proposta do vereador. Os vereadores reconhecem que o município não tem recursos para bancar o projeto e, por isso, precisariam de doações. Apesar disso, o autor da proposta defende que o prefeito poderá usar todos os recursos que a prefeitura tem para o projeto e que, de acordo com estudos técnicos do seu gabinete, o impacto será de R$6 milhões de reais nas contas do município.

O projeto vai agora para sanção do prefeito José Luiz Nanci.