Tião Nanci e sua esposa, Andrea Pereira. Os dois foram nomeados na prefeitura
Foto: Facebook
A subsecretaria municipal de desenvolvimento urbano da prefeitura municipal de São Gonçalo continua em família. O prefeito José Luiz Nanci exonerou no dia 31 de março o subsecretário da pasta, Sebastião Gonçalves Pereira, que é seu sobrinho. Tião, como é conhecido, irá se candidatar a vereador e precisava deixar o cargo público que exercia, em respeito às determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o lugar de Tião, o prefeito da cidade nomeou a esposa do sobrinho, Andrea Lobo Laurindo Pereira. O cargo, como visto, continua em família. O salário de Andrea é de R$9.200,00 pagos pelos gonçalenses.

A informação foi apresentada pelo vereador Natan durante a sessão plenária desta quarta-feira (2) na Câmara Municipal e confirmada pelo blog A POLÍTICA RJ. Andrea já está nomeada no governo desde 2017, quando o tio do seu marido assumiu a prefeitura.

O blog A POLÍTICA RJ publicou uma matéria apontando mais de dez membros da família Nanci nomeados na prefeitura de São Gonçalo desde o início do governo, em 2017. Genro, sobrinhos, primos e outros familiares do prefeito e da sua esposa já foram nomeados no governo municipal.

Em resposta, a prefeitura de São Gonçalo enviou a seguinte nota.

"Não existem parentes na atual administração pública vedados pela determinação da súmula vinculante 13 do STF, que proíbe parentes até 3 grau.

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal."