Quem leu a matéria do Jornal O Fluminense, viu que em São Gonçalo, já foram aplicadas mais de 11 mil multas em motoristas, as principais infrações foram estacionamento em calçada, local e/ou horários proibidos pela sinalização e avançar o sinal vermelho. 

O Departamento de Auto de Infração (DAI) da Guarda Municipal de São Gonçalo já emitiu, de janeiro a maio deste ano, mais de 11 mil multas de trânsito na cidade. As principais infrações foram estacionamento em calçada, local e/ou horários proibidos pela sinalização, avançar o sinal vermelho e dirigir falando no telefone celular. 

Somente no mês de maio – último mês pesquisado – foram emitidas 2.459 multas, com uma média de 79 aplicadas por dia. Em janeiro foram expedidas 2.590 multas; em fevereiro, 1.996; março teve 2.194; e abril, 2.448. Segundo a Prefeitura, entre os meses de dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, os agentes realizaram um trabalho de conscientização nos motoristas da cidade com o objetivo de diminuir o número de multas gerados na cidade. 

Foto: Sandro Nascimento - Prefeitura Municipal de
São Gonçalo - Agência de Notícias - Julho 2015
No ranking das infrações mais registradas em maio, estacionar nas calçadas obstruindo a passagem de pedestres ficou em 1º lugar com 526 motoristas notificados. Outros 339 veículos foram flagrados estacionados em local e horário proibido especificados em placa de sinalização. Já 332 condutores avançaram o sinal vermelho na cidade e 280 motoristas falavam ao celular enquanto dirigiam. 

“Cerca de 30% a 40% das multas acabavam não gerando receita para o município por questões como perda de prazo. Hoje, mesmo com a diminuição no número de multas aplicadas, devido ao trabalho de conscientização que realizamos durante três meses, temos um aumento na arrecadação, porque atualmente essas perdas não ultrapassam 10%”, conta o comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Alberto Mello.
O comandante destacou ainda a importância das campanhas de conscientização dos motoristas. “O prefeito Neilton Mulim tem a preocupação de não criar uma indústria da multa no município, por isso iniciamos um trabalho de conscientização em novembro. Hoje, as advertências continuam. As multas são aplicadas somente em casos extremos e o reboque apenas em caso de reincidência. A fiscalização ocorre diariamente e tem o objetivo de garantir a mobilidade no trânsito, lembrando que o estacionamento irregular prejudica a vida de todos”, explicou. 
De acordo com o inciso VIII do capítulo XV, do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada infração grave estacionar o veículo sobre o passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, além de ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pistas de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardins públicos. O condutor recebe multa no valor de R$ 127,69, perde cinco pontos na carteira e fica sujeito à remoção do veículo.

Novamente voltamos a relembrar de matéria que fizemos. Para onde vai o dinheiro arrecada com as multas? Onde é investido o dinheiro desta receita do município? Leia sobre isso aqui
Texto/fonte: Jornal O Fluminense