Foto: O GLOBO

Como disse o caro jornalista Washington 'Detecta' em suas fotos retiradas do baú, 2012 foi o ano em que tudo mudou - para os gonçalenses. Pelo menos, uma das promessa do prefeito foi cumprida, a de que ele iria fazer história, isso não podemos negar que está fazendo! Em minha opinião (podem discordar), não considero a gestão de Mulim a pioooooooor que São Gonçalo já teve, e sim, uma bem difícil. Não posso falar que a pior de todas, nem a melhor de todas, pois não conheço todas as gestões anteriores. 

Recentemente, a notícia que vem dado ao prefeito menos credibilidade com a população, é o NÃO que a câmara deu às vans, e que segundo alguns vereadores, o prefeito não se reuniu com eles, como havia prometido a categoria dos trabalhadores das vans.

Alguns, assim como os vereadores, criticam o prefeito em enviar mensagem a câmara, mas não entenderam também que toda câmara de vereadores é uma casa de leis, e o que queria o prefeito, era alterar uma lei, então de qualquer modo ele necessitava do consentimento da câmara. Mas concordamos com os vereadores quando dizem que se quisesse, ele poderia acabar com o consórcio ou altera-lo de alguma forma, já que esse é o grande problema a questão. Por que não cobrar do consórcio ou acabar com o mesmo se for o caso?

O que será que pode estar por trás desse NÃO de alguns vereadores? As eleições de 2016 pode ser um dos motivos. Alguns vereadores que apoiam  quem irá se eleger ano que vem, e estão em todas as fotos com o futuro candidato, votaram não. Será que isso é uma tentativa de queimar, ainda mais, a imagem do prefeito? Ainda mais, quando ouvimos o discurso do vereador, que disse com todas as letras que "A culpa é do prefeito, vocês tem que jogar a culpa no prefeito mentiroso da nossa cidade!", ele ainda  lembrou algumas promessas do prefeito que não foram cumpridas, e pergunto por que ele não fez igual Quaquá, que apreendeu ônibus. Alguns vereadores que votaram NÃO, ainda não informaram certamente o motivo da posição. 

Outros vereadores, que votaram SIM, surpreenderam os que estavam presentes com a sua explicação. Um disse que votou SIM, não pelo pedido do prefeito, que confirmou que havia se reunido com ele, mas votou SIM pela população, por que vê a precariedade dos serviços prestados pelos ônibus para com o povo. Até o nós falamos na matéria que escrevemos na madrugada antes da votação, que com a aprovação do projeto, as vans não iriam acabar com os ônibus, e sim complementar o transporte na cidade, por que São Gonçalo é muito grande, será que não dá para todo mundo? O sindicato também disse que o serviço prestado pelo transporte complementar é precário, mas esse vereador quando falou à tribuna, também lembrou que o serviço prestado pelas empresas também não é de qualidade, a ponto de aparecer no jornal nacional, por que não parava no ponto para os passageiros. Porém, concordamos com alguns pontos ditos pelos vereadores: não foram eles que prometeram passagem a R$ 1,50. Para lembrar e guardar para toda a vida: Prometa apenas o que possa cumprir!

Hoje, Neilton Mulim não tem muitas chances de reeleição. Segundo o Jornal Povo, ele tem mais de 40% de rejeição popular. Mas isso não quer dizer que, possivelmente, ele não irá se reeleger ano que vem. Neilton, no facebook, ainda está entre os nomes nas apostas à prefeito do ano que vem. Nem com alguns vereadores o prefeito tem mais credibilidade. Como disse um dos vereadores em discurso à tribuna, não irá mais chama-lo de Neilton Mulim, e sim de Pinóquio Mulim, o mentiroso e mal caráter. O mesmo ainda disse que o prefeito conseguiu enganar cada um de nós.   

Porém, como falamos acima, a gestão de Mulim tem sim os seus defeitos (muitos), mas ainda é possível ver na cidade algumas coisas sendo feitas. vamos ver: São Gonçalo é a única cidade no Brasil a disponibilizar médicos para ir na casa de pessoas que não podem se locomover perfeitamente. Também é a primeira cidade do Brasil a ter macas para obesos, assim como ambulâncias preparadas para isso. 

As obras do programa 'Rua Nova' vem beneficiando também muitos bairros que eram esquecidos pelo poder público há anos. Com verba federal para a cidade, foram realizadas obras de recapeamento, drenagem. Assim como a instalação de luz de Led em bairros da cidade, que ajuda a ter melhor visibilidade. 

Mesmo assim sabemos que precisamos de mais. Sabemos que a situação dos nossos hospitais não são boas. Escolas sem merendas e muitas sem professores, e se tem merenda, quase sempre é precária. Uma das promessas de campanha de Neilton para a educação, era valorizar o professor, está sendo cumprida? Sabemos também que o programa 'Rua Nova' não chegou em todos os bairros, e que o estado de muitos patrimônios públicos de nossa cidade são deprimentes. 

Talvez necessitamos de uma atuação mais árdua do governo municipal, que cobre mais do estado, que fez também várias promessas para a cidade. São Gonçalo é um município com mais de 150 praças, e pouco da metade é cuidada, assim como fazendas históricas e áreas públicas da cidade.

Precisamos pensar bem em 2016! Temos muito o que aprender ainda!