O evento ocorreu há uma semana, na última segunda, dia 24, no centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé. O evento foi organizado pela Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e pelo Governo do Estado e contou a presença de 21 prefeitos das regiões Norte, Noroeste, Lagos e Serrana e também como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, deputado Jorge Picciani.

A principal discussão foi a crise política e econômica nacional e a queda do preço do barril de petróleo que, nos últimos meses, saiu de US$ 100 para menos de US$ 40, reduzindo o repasse dos royalties para os municípios produtores. O fórum teve como principal objetivo a troca de experiências sobre alternativas e soluções administrativas, tecnológicas e políticas frente à crise econômica que atinge os municípios do Rio, ocasionada pela diminuição no repasse dos royalties e desemprego.

No encontro, o governador Luiz Fernando Pezão reafirmou o compromisso de ajudar os municípios afetados pela paralisação das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A programação do evento contou, também, com diversas palestras sobre temas como: A Gestão Pública no Brasil, ministrada pelo diretor voluntário do Projeto Brasil Competitivo, Irani Varella; Soluções Governo Inteligente, com o diretor para Setor Público América Latina de Soluções em Nuvem da Microsoft, Roberto Prado; Programa Rio Digital: Potencial e Impactos Previstos para os Municípios, proferida por Gustavo Tutuca, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro; Cenário Econômico: Mundo, Brasil, Estado do Rio – Alternativa e Soluções, tendo como palestrante o economista George Vidor.

Durante o Fórum ainda foram apresentados os cursos que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está implantando: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e os cursos livres da Escola do Cidadão do Século XXI. A reformulação do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro foi também apresentada como alternativa ao desenvolvimento dos municípios.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, destacou a importância dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como grande fomentador de oportunidades, pois o Estado receberá 15 mil atletas de 202 países, incluindo a Paraolimpíada no mês seguinte. De acordo com Pezão “é preciso ser agressivo, se não eles vão procurar outros estados. A expectativa é reunir cinco milhões de pessoas”, disse.

Foto: Martha Rocha/Facebook
Fonte/texto (com algumas adições): http://novafriburgo.rj.gov.br/2015/08/prefeito-rogerio-cabral-participa-do-i-forum-de-valorizacao-dos-municipios-do-estado-do-rio-de-janeiro/