Autoridades municipais atribuem resultado ao Cisp e à parceria da Guarda com a PM. 

Foto: Jornal O São Gonçalo
Os indicadores decrescentes dos índices de violência em Niterói divulgados na última semana pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) mostraram uma elevada queda em praticamente todos tipos de crimes na cidade. Esses números foram apontados pelo diretor do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), Agdam Fernandes, como um indicador de que efetivamente as ações integradas com a Polícia Militar e os investimentos tecnológicos em segurança pública estão surtindo efeito. 

Os dados de agosto comparados ao mesmo período de 2014 apontam a diminuição da criminalidade em diversos delitos, tais como: roubos a estabelecimentos comerciais (redução de 53,85%), roubos a residências (menos 57,14 %) e furto de veículos, com diminuição de 37,65%, entre outros indicadores.

Atualmente, a cidade está monitorada com 200 câmeras e, até o final de dezembro, passará a contar com 500 câmeras em todo o seu território. O investimento do CISP é da ordem de R$ 20 milhões.

De acordo com Agdam Fernandes, diretor do CISP, a redução da criminalidade já era esperada, mas os percentuais surpreenderam, indicando a efetividade das ações da prefeitura na área de segurança pública e do grande investimento realizado em tecnologia.

O CISP foi construído pela Prefeitura de Niterói com objetivo de auxiliar na redução de criminalidade monitorando a cidade e, integrando todas as forças de segurança para execução de ações rápidas e medidas eficientes, monitora a cidade com trabalho integrado de agentes da Guarda Civil Municipal, NitTrans, Polícia Militar, Defesa Civil e outros na área de segurança pública. O Centro contará, ainda, com portais para leitura automática de placas em todas as entradas e saídas da cidade, botões de alerta e sistema inteligente de reconhecimento de atitudes suspeitas.

O levantamento do ISP aponta ainda que ocorreram reduções nos homicídios dolosos (-53%), roubo a transeunte (-26,55%) e roubos em coletivos (redução de 52%). O secretário Municipal de Ordem Pública de Niterói, Marcus Jardim Gonçalves, afirma que os indicadores decrescentes de índices de criminalidade mostram que o CISP está cumprindo o seu papel como apoio às ações de segurança pública. Ele observa que o acionamento imediato das forças policiais, incluindo trabalho diário de patrulhamento preventivo, está sendo feito integrado com a central de monitoramento e os operadores de plantão. 

“O Centro de Monitoramento teve papel importante na diminuição dos indicadores. Ainda mais se levarmos em consideração as ações municipais e o fato das câmeras de monitoramento aumentarem a vigilância. A Guarda Municipal está atuando integrada com a Polícia Militar e, com isso, proporciona mais rapidez na condução dos delitos e mesmo na elaboração de logística de patrulhamento ostensivo, inibindo a ação dos bandidos”.

Fonte/texto: http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/indicadores-do-isp-apontam-queda-da-viol%C3%AAncia-em-niter%C3%B3i