Roberto Couto de Carvalho, o Betinho Carvalho, tem 32 anos, é casado, trabalha como policial militar, e é filiado ao PSDB. Pré-­candidato à vereador no município de São Gonçalo, Betinho aparece no cenário eleitoral deste ano com sua principal bandeira: Educação. 

Nesta entrevista ao blog A política RJ, Betinho fala sobre sua pré-candidatura e do futuro apoio que espera de sua comunidade. Na noite do dia 29/10, com exclusividade, ele concedeu ao nosso blog uma bela entrevista. Confira:

A política RJ: Conte um pouco para nós quem é você:

Betinho Carvalho: Sou uma pessoa simples, amigo, sonhador, que ama a sua cidade e assim como milhares de gonçalenses espera ver a cidade no caminho do progresso, com uma educação de melhor qualidade, com justiça social e oportunidade para todos.

APRJ: Aproveite e fale um pouco de sua trajetória, como e porque entrou na política?

Betinho: Sempre ouvi as pessoas falando mal de São Gonçalo, nasci no bairro Zé Garoto, minha família morava no Galo Branco, quando eu tinha 3 anos de idade nos mudamos para o Jardim Catarina, cresci num bairro que não tinha saneamento básico, asfalto, iluminação pública, lazer, segurança, enfim. Sempre me incomodou ouvir que São Gonçalo era um mar de problemas e as inevitáveis comparações com outras cidades, aos 9 anos de idade eu já sonhava em estar na política, e poder ajudar a mudar este quadro, aos 16 tirei meu título de eleitor e  fiz minha filiação partidária.

APRJ: Já concorreu em outras eleições? A qual cargo?

Betinho: Fui candidato a vereador em 2008 pelo PP, numa eleição em que não tive recursos, não tinha um grupo político sólido e enfrentei problemas familiares que me levaram a um quadro de depressão, por conta de todos esses problemas, praticamente não fiz campanha, mesmo assim, recebi 250 votos.

APRJ: Quais são suas experiências políticas?

Betinho: Aos 17 fui eleito Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Nilo Peçanha no Zé Garoto, sendo condecorado no ano seguinte com o título "Jovem que Faz 2001" pela extinta Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de São Gonçalo, pois na época o Grêmio do Nilo Peçanha foi considerado um dos mais atuantes da região de São Gonçalo e Niterói. Fui candidato a vereador em 2008 pelo PP e atualmente sou pré-candidato pelo PSDB. Participei da 28ª turma do curso "Conhecendo São Gonçalo do ICEBEU - ano 2000", atualmente apresento a palestra "São Gonçalo: passado, presente e perspectivas futuras", palestra destinada a alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, onde abordo a história da cidade, além de passar noções de cidadania e de prevenção ao uso de drogas.

APRJ: E nessas eleições você já é OFICIALMENTE pré­-candidato a vereador em SG?

Betinho: Sim

APRJ: O seu partido terá candidato a prefeito?

Betinho: Estamos aguardando a convenção partidária onde o partido decidirá o caminho a seguir, se terá candidato próprio ou se apoiará um candidato de outro partido, por enquanto ainda não há uma decisão sobre a eleição majoritária.

APRJ: O senhor já tem projetos para sua pré-­campanha?

Betinho: Pela legislação eleitoral não podemos fazer pré-campanha, o TSE permite a concessão de entrevistas como pré-candidato, a divulgação do nome sem material impresso ou menção ao cargo almejado, sob pena de impugnação da futura candidatura, respeito as resoluções do TSE e o Código Eleitoral Brasileiro.

APRJ: Qual é a sua expectativa para a eleição do próximo ano?

Betinho: A eleição de vereador é uma das mais difíceis, se não a mais difícil, São Gonçalo é a 16ª maior cidade do Brasil, com pouco mais de 1.038.000 habitantes segundo o IBGE, a cidade possui mais de 680 mil eleitores e muitas mazelas a serem vencidas, sei que entro numa disputa desleal, onde vou ter que enfrentar o poder financeiro de alguns candidatos, financiados por empresas com interesses escusos, mais tenho muita tranquilidade, em meu favor tenho minha história de vida, sou cristão, casado, pai de 3 filhos, tenho uma vida ilibada, estou há 9 anos na Polícia Militar, onde coleciono amigos e elogios e vou procurar apresentar propostas ao eleitor para que tenhamos uma São Gonçalo melhor para todos.

APRJ: Já tem apoios para a sua pré­-candidatura?

Betinho: Tenho um grupo de amigos que assim como eu amam a cidade e decidiram lutar por ela, pessoas que não se conformam com a situação em que São Gonçalo se encontra e que desejam renovação em nosso quadro político, que acreditam que só com idéias novas e políticos novos, teremos a mudança que a cidade tanto precisa e merece.

APRJ: Se for eleito, quais projetos o senhor pretende defender no Legislativo de SG?

Betinho: Educação será minha principal bandeira. Vou lutar pelo fim da indicação política para o cargo de diretor de escola municipal, diretor tem que ser eleito pelos alunos, escola não é lugar para vereador colocar amigo para gerir, quando fui líder estudantil votei para eleger o diretor da minha escola. A valorização do magistério, tenho familiares que são professores e conheço a luta deles, sou servidor público e creio que o servidor valorizado é um dos caminhos para melhoria do serviço público. Pretendo lutar pela construção de creches e escolas, mas principalmente na contratação e capacitação dos professores, temos que reverter a nossa vergonhosa posição entre as 10 últimas cidades do Estado no IDEB. Vou apresentar ainda o projeto de Lei que regulamenta o estacionamento rotativo em São Gonçalo, é inadmissível que uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes não se organize nesse sentido, não podemos ser reféns dos flanelinhas, é preciso tirá-los da marginalidade, gerar emprego e renda, além de divisas para a cidade. Outro projeto que pretendo apresentar é o que cria a Universidade Municipal, São Gonçalo é carente em ensino superior público e precisamos capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho, para que eles assumam as melhores posições nas empresas que estão chegando a cidade.

APRJ: Possui algum projeto para a área da segurança, educação e outros setores?

Betinho: Sou Policial Militar e na questão da segurança acredito que temos muito a avançar, a cidade já possui um monitoramento por câmeras, mais ainda tem poucas câmeras, é preciso ampliar o monitoramento. Vou defender ainda a Guarda Municipal armada, numa cidade como São Gonçalo, com cerca de 249 km quadrados, 6200 ruas aproximadamente, espalhadas por 93 bairros, é um absurdo que tenhamos menos de 200 policiais por dia nas ruas, o 7º BPM tem apenas 900 homens, se tirarmos o efetivo que desempenha o serviço burocrático, os policiais de férias, licença especial, licença para tratamento da saúde ou que respondem a processos e não podem trabalhar na atividade fim, esse número reduz drasticamente, levando em conta que o policial trabalha por escala temos menos de 200 PM's para dar conta do policiamento de uma cidade imensa e complexa. A Guarda Municipal armada, bem equipada e bem remunerada pode ajudar e muito a Polícia Militar no combate aos crimes de menor potencial ofensivo e na prevenção aos roubos e furtos no principais centros comerciais da cidade. Na questão da saúde temos que lutar pela contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e demais profissionais da área, não adianta construir postos de saúde se os que existem não funcionam ou por falta de profissionais ou por falta de condições para eles trabalharem. Vou apresentar também projetos de Lei que facilitem a vinda de grandes empresas para São Gonçalo, temos que atrair empresas, gerar empregos e aumentar a receita do município, para que a população receba de volta serviços de qualidade e São Gonçalo seja cada dia mais uma cidade próspera e que ofereça qualidade de vida aos munícipes.

APRJ: Quantos votos o senhor precisa para ser eleito?

Betinho: Não existe um número exato, cada eleição é diferente uma da outra, o PSDB é um partido que faz legenda, que possui um histórico de eleger vereadores em São Gonçalo, mas creio que 3.000 votos no meu partido garantem uma cadeira na Câmara Municipal.

APRJ: Para você, nas eleições os religiosos fazem a diferença?

Betinho: Sim. Sou evangélico, existem bancadas eleitas por evangélicos, por católicos, enfim, mas, contudo defendo que cada coisa fique no seu lugar e o povo tenha liberdade de escolha, e que avalie o perfil do candidato, sua história de vida, suas propostas e não a sua religião.

APRJ: Como estão as manifestações de apoio à sua candidatura? A sua comunidade apoia sua 
candidatura à vereador? 

Betinho: Sempre fui bem visto em minha comunidade, sou um um bom amigo, bom vizinho, e nesse momento observo que a cada dia mais as pessoas tem manifestado o seu apoio a minha futura candidatura, pois elas tem percebido que é a proposta de um cidadão de bem, que ama a sua cidade, que conhece bem a história do município ao qual pretende ser vereador, que conduz sua vida pessoal e profissional de forma ilibada e que tem projetos relevantes que de fato são capazes de ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos.

APRJ: O senhor apoia o atual governo do prefeito Neilton Mulim?

Betinho: Eu acreditei que ele pudesse fazer um bom governo, inclusive votei nele, confesso que me decepcionei, pois suas promessas como a criação da empresa pública de limpeza urbana a LIMPAR, (que serviria para pôr fim aos altos custos com a contratação de empresas terceirizadas e melhorar o serviço não saíram do papel), bem como a SANEAR que assumiria na cidade o papel da CEDAE (que não desenvolve um serviço a contento). A promessa de reduzir o valor da passagem para R$ 1,50 também não foi cumprida, soma-se a tudo isso o contrato do lixo com ágil de R$ 16 milhões constatados pelo TCE, a falta de merenda nas escolas, onde eu inclusive ingressei com a representação Nº 16/2015 na Promotoria de Educação do Ministério Público em São Gonçalo denunciando a falta da merenda nas escolas Marluce Sales na Trindade, Estephânia de Carvalho no Laranjal e São Miguel no bairro homônimo, enfim, definitivamente ele não conseguiu fazer um bom governo e ainda terá muito o que se explicar com a Justiça ao final de sua gestão, como ocorre hoje com a ex-prefeita Aparecida Panisset, condenada por improbidade administrativa, estando inelegível por 8 anos.

APRJ: Qual a sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito pelo legislativo em SG?

Betinho: Muito aquém da real necessidade do povo gonçalense. Vivemos numa cidade com graves problemas em setores vitais como a educação, a saúde, a segurança pública, a infraestrutura urbana, uma cidade que não consegue resolver a questão da coleta de lixo, do trânsito, que não possui um serviço de transporte de qualidade, que tem camelô em toda parte sem organização, que tem moto táxi em toda parte sem a devida regulamentação, onde se constrói de qualquer jeito e o poder público não fiscaliza, enfim. O vereador é o fiscal do executivo, ele tem que ir de madrugada no Pronto Socorro ver se o povo está sendo bem atendido, ele tem que ver se a escola tem professor, merenda e está em condições de higiene, ele tem que criar Leis de relevância e não moção disso, moção daquilo, trocar nome de rua, tirar foto ao lado de obra do Estado ou do Governo Federal e mentir dizendo que ele está fazendo, até porque vereador não faz obra.

APRJ: Você acredita que tem boas chances de ser eleito vereador, Por quê? Chegando à câmara, como pretende atuar? 

Betinho: Acredito que tenho boas chances sim, o vereador é um servidor público, eleito pelo povo para servir, sou servidor público concursado e sei bem o significado da palavra "servir", tenho um grupo político sólido, e guerreiro e estamos prontos para a batalha. Chegando a Câmara pretendo conduzir o mandato de forma honrada, sincera, ouvindo o clamor do povo e levando a tribuna suas demandas, sabendo que o legislativo é um poder independente do executivo, que ao vereador compete exercer o papel legislador e fiscalizador e não ser subserviente do poder executivo, é preciso haver harmonia, mas independência entre os poderes.

APRJ: Além de sua família, você está contando com algum político da nossa região para apoiar sua campanha?

Betinho: Não. Estou contando com a família, amigos, e com o povo gonçalense, não teremos financiamento de empresas em nossa campanha, nem estaremos devendo favor a nenhum político, pois nosso mandato será a serviço do povo e é ao povo que vamos prestar contas.

APRJ: Para finalizar nossa entrevista, faça suas considerações finais e deixe uma mensagem para a população de São Gonçalo e para os nossos leitores em geral.

Betinho: Gostaria de falar ao povo gonçalense que não desista da sua cidade, que lute, trabalhe, estude e ame este lugar. São Gonçalo é uma cidade fantástica, com um potencial incrível, nós podemos mais e precisamos exigir mais. Mantenha limpa a cidade, conheça o que ela tem de bom, exalte suas qualidades, vote conscientemente, não troque o seu voto por cimento, areia, tijolo, dentadura e etc.. pois o voto não tem preço, mas tem consequência, o político que usa de meios ilícitos para conseguir votos, certamente usará de meios ilícitos para se servir do cargo e beneficiar aqueles que o "ajudaram" a pagar pelos votos que conseguiu de forma suja. Agradeço a oportunidade e desejo sucesso ao blog!

-

Se você pretende se candidatar a vereador em São Gonçalo e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog pelo facebook: www.facebook.com/apoliticarj - Envie mensagem em modo privado.