Francisco sebastião de Lima Silva, tem 45 anos, é casado, e reside no bairro Jockey. Atualmente é do PTN, e autônomo. Pré-­candidato à vereador no município de São Gonçalo, Francisco aparece no cenário eleitoral deste ano com sua principal bandeira: atenção com a pessoa deficiente e ao idoso. 

Nesta entrevista ao blog A política RJ, Francisco fala sobre sua pré-candidatura e do futuro apoio que espera do seu partido e da sua comunidade. Francisco também vem apostando muito na sua comunidade para conseguir uma vaga no legislativo de SG. Na noite do dia 25/10, com exclusividade, ele concedeu ao nosso blog uma bela entrevista. Confira:


ENTREVISTA:


A política RJ: Conte um pouco para nós quem é você:


Francisco de Lima: Tenho 45 anos, nasci no Piauí e cheguei ao Rio de Janeiro em 1985. Fui menino de rua e moro a 20 anos em São Gonçalo no Bairro do Jockey. Alguns feitos que conquistei, está a maior dignidade para as Pessoas com Deficiência no transporte, onde lutamos e conseguimos reverter a problemática da negativa da gratuidade nos ônibus de uma porta e melhorias em várias situações de forma genérica pela Cidade. Um fato que me orgulho também,foi de ter dado a ideia para a criação dos bancos amarelos no transporte público do Estado do RJ,diferenciado para idosos e pessoas com deficiência.


APRJ: Aproveite e fale um pouco de sua trajetória, como e porque entrou na política?

Francisco: Em 2012 fiz aquilo que muita gente não tem coragem, que foi me candidatar a Veerador com R$ 920,00 reais no bolso, e sozinho fiz uma campanha boca a boca. Alcancei 453 votos e até vereador já de mandato teve menos votos que eu, onde não cito isso para me glorifcar, mas agradecer aos que em mim confiaram. Tal feito foi reconhecido em toda a Cidade, e com base em muitas participações em prol da Cidade, acredito que me qualifiquei ainda mais para encarar uma eleição e evoluir na nossa votação, inclusive tendo a oportunidade de ganhar a eleição de 2016. 


APRJ: Já concorreu em outras eleições?

Francisco: À vereador em 2002


APRJ: Quais são suas experiências políticas

Francisco: Fui Membro do Diretório do PSB por muitos anos, militante ativo pelo partido. Tenho acompanhado toda a vida politica ativa da Cidade de São Gonçalo, como as ações do legislativo municipal. Fui voluntário na busca pela melhoria do transporte publico municipal, onde junto com a secretaria de transportes, multava as empresas de ônibus que negavam gratuidade para idosos estudantes e pessoas com deficiência, inclusive estou muito desconfortável com a volta da biometria, pois planejo entrar na justiça contra este recursos usado pelas empresas de ônibus. Se a biometria não acabar por ação governamental, acabará na justiça e estou reunindo idosos para isso


APRJ: E nessas eleições você já é oficialmente pré­-candidato à vereador em SG?


Francisco: Sim

APRJ: O seu partido terá candidato à prefeito?


Francisco: Não


APRJ: Você já iniciou sua pré-campanha?


Francisco: Na realidade eu vivo 24 horas em campanha..rsr! Não tenho projetos para a pré-campanha...


APRJ: Qual é a sua expectativa para a eleição do próximo ano?


Francisco: Será a eleição  mais atípica que já tivemos .a começar pelo clima de revolta que a população vive,tempo de campanha de 45 dias,e acredito que abstenção de mais de 60% dos votos. Acredito que haverá vereador eleito com menos 1000 votos,algo inédito. Quanto a mim,acredito que possa ganhar,pois minha expectativa é de triplicar a votação anterior,passando pela possibilidade do meu partido fazer 3 cadeiras


APRJ: Já tem apoios para a sua pré­-candidatura?


Francisco: O Partido está prometendo se comprometer na minha candidatura, mas as pessoas, não só do bairro, como de vários lugares da cidade tem se interessados em me apoiar. Apoio de empersas ou grupo: não!


APRJ: Se for eleito, quais projetos você pretende defender no Legislativo de SG?


Francisco: Criação de uma comissão municipal de cuidados ambientais,onde estaremos atentos a tudo que prejudique o meio ambiente,bem como buscando todas as formas possíveis de financiamento publico ou privado cujo a finalidade seja barrar o desatamento no município, bem como elevar tais ações ao conleste;


Aprimorar projeto que possa dar toda atenção á agricultura Municipal, induzindo ao pequeno agricultor toda atenção quanto a preservação ambiental,buscar apoio dos governos para desenvolver projetos de economia participativa nas mais diversas áreas, dando apoio e incentivos para a absorção dos produtos aqui produzidos nas escolas municipais,bem como promoção e apoio para feiras dos produtores da Cidade. 


Dar toda atenção possível à mobilidade urbana da Cidade, devido ao grande atraso na área, onde Pessoas com deficiência pagam um alto preço por isso. Induzir o Executivo Municipal a buscar todos os meios de possíveis de transparência Municipal, onde os cidadãos possam estar sendo informados,e até participando sobre as prioridades nos orçamentos Municipais.


APRJ: Além dos citados acima, possui algum projeto para a área da saúde, educação e outros setores?


Francisco: Na área da Saúde, dar total apoio para as ações dos agentes de saúde,buscando a prevenção. Na área ambiental, criação de uma patrulha  onde estaremos nas escolas ensinado as crianças a importância da proteção ao meio ambiente; Desenvolver junto com a secretária municipal de educação, meios de ensino levado para a educação e cívica e a cidadania. 


APRJ: Quantos votos o você precisa para ser eleito?


Francisco: No meu partido, à partir de 1.500 votos eu consigo me eleger.


APRJ: Para você, nas eleições os religiosos fazem a diferença?


Francisco: Sim. Temos uns 4 vereadores eleitos com votos de religiosos


APRJ: Como estão as manifestações de apoio à sua candidatura à vereador? Sua comunidade dá apoio à sua candidatura?


Francisco: Faço visitas sempre a itaoca, amendoeira, Jockey, dentre outras, sem falar em bons projetos que tenho. Bastante promissoras, muitas pessoas isoladas ou grupos como igrejas, etc.


APRJ: Você apoia o atual governo do prefeito Neilton Mulim?


Francisco: Sim. O governo de Neilton tem me dado alguns espaços, mas não farei oposição politica a nenhum candidato,até porque me dou bem com todos


APRJ: Qual a sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito pelo legislativo em SG?

Francisco: Acho que inicialmente eles estavam com bastante gaz, mas depois de algum tempo eles esfriaram. Hoje a atuação está morna.


APRJ: Você acredita que tem boas chances de ser eleito vereador, Por quê? 


Francisco: Porque tenho desenvolvido muitos trabalhos genéricos pela cidade,porque as pessoas perceberam que mesmo com poucos recursos eu tive capacidade de angariar bastante votos na eleição passada,porquê a legenda do meu partido ajudará.


APRJ: Além de sua família e amigos, você está contando com algum político da nossa região para apoiar sua campanha?


Francisco: Não


APRJ: Para finalizar nossa entrevista, faça suas considerações finais e deixe uma mensagem para a população de São Gonçalo e para os nossos leitores em geral.


Francisco: Agradeço muito a oportunidade, e acredito que as pessoas estão realmente interessadas em mudanças, em dar oportunidades à pessoas novas e que realmente são comprovadamente boas opções. Acho que minha candidatura é uma destas opções oferecidas ao nosso povo, pois sem nunca ter sido eleito, eu já provei que tenho capacidade de trabalhar. Espero que nosso povo realmente promova as mudanças necessária, e eu espero fazer parte dela. Um forte abraço, muito obrigado pela oportunidade. Do amigo Francisco de Lima.


-


Se você pretende se candidatar a vereador em São Gonçalo e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog pelo facebook: www.facebook.com/apoliticarj - Envie mensagem em modo privado.