Menos ônibus fazendo as ligações intermunicipais a partir de março do ano que vem e a possibilidade de redução da tarifa. Essa informação foi passada pelo secretário estadual de Transporte Carlos Roberto Osório que participará hoje da primeira audiência pública - em São Gonçalo - para a licitação das linhas de ônibus intermunicipais em todo o Estado. 

Serão 12 encontros até final de novembro nas cidades da Região Metropolitana, sendo que licitação está prevista para ser lançada ainda em dezembro deste ano. Em março já estará definido quem irá operar o serviço pelos próximos 20 anos. Além disso, os ganhadores irão operar também os BRTs, que ligarão Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

De acordo com o secretário, o governo reconhece que atualmente existem problemas no transporte e o caminho encontrado para solucionar eles é a licitação. O secretário prevê ainda que essa redução no número de ônibus - uma possibilidade que o novo edital possibilita - irá melhorar o trânsito nos principais corredores viários.

“O serviço cresceu irregularmente, sem controle e sem lógica. Foram cedidas linha a linha para as empresas. Com a licitação dividiremos a região metropolitana em cinco áreas, sendo duas no Leste Fluminense (Niterói-Maricá e São Gonçalo-Itaboraí). Com isso, um único operador, podendo ser um consórcio entre as empresas, irá prestar o serviço na área. Assim haverá uma eventual redução nos ônibus em linhas sobrepostas para um remanejamento para áreas pouco atendidas”, esclareceu o Osório.

Os interessados em explorar as linhas terão que cumprir as exigências de qualificação técnica estabelecidas pelo governo estadual e a concorrência será definida pelo maior valor de outorga. Osório lembra ainda que a nova licitação contemplará também as linhas de BRTs na RJ-104 e 106, novo serviço que está nos planos do governo do Estado. De acordo com secretário, dentro de duas semanas o projeto será apresentado para o governador, junto com o estudo feito sobre a Linha 3 do Metrô. As obras estruturais do BRT ficarão a cargo do Estado, enquanto o operacional (estações e ônibus) ficarão sob responsabilidade das vencedoras das licitações.

“A partir da conclusão do projeto iremos começar a captar recursos para obra, sendo que uma saída é utilizar parte da outorga da licitação, dinheiro pago por empresas para ter o direito de explorar o serviço, para as obras do BRT. Na licitação a tarifa base será a atual, mas em médio prazo, com a redução do número de veículos, pode haver sim a redução da tarifa”, afirmou Osório.

A primeira audiência pública acontece no Sesi de São Gonçalo, na Rua Doutor Nilo Peçanha, 134, no Centro, a partir das 10 horas.

Fonte/texto: A tribuna RJ
Foto: Jornal O São Gonçalo