Luciana Araújo da Silva Pereira, tem 40 anos, é viúva, presidente da associação de moradores de Neves e é filiada ao PSOL. Pré-candidata à vereador no município de São Gonçalo, Luciana aparece no cenário eleitoral deste ano com sua principal bandeira: Construir um mandato popular, onde o povo tenha, de verdade, o poder. 

Nesta entrevista ao blog A política RJ, Luciana fala sobre sua pré-candidatura e do futuro apoio que espera de sua comunidade e do seu partido. Na noite do dia 29/10, com exclusividade, ela concedeu ao nosso blog uma bela entrevista. Confira:

A política RJ: Conte um pouco para nós quem é você:

Luciana: Sou militante dos movimentos sociais. Atuo no movimento comunitário de onde atualmente resido, a associação de moradores do meu bairro, onde resistimos contra governos corruptos de nossa cidade. 

APRJ: Aproveite e fale um pouco de sua trajetória, como e porque entrou na política?

Luciana: Comecei minha militância politica ainda adolescente no Partido Comunista Brasileiro - PCB - o velho PARTIDÃO. Fui filiada ao PCB do ano de 1992 a março de 2015. A partir desta data aceitei o desafio de vir militar no Partido Socialismo e Liberdade - Psol. Agora estou confiante que São Gonçalo terá um Mandato de esquerda. Estamos firmes nessa luta!

APRJ: Já concorreu em outras eleições? A qual cargo?

Luciana: Estive lutando junto com o Psol desde 2008 quando fui candidata a Vice- Prefeita com o candidato a Prefeito Josemar Carvalho e repetimos a coligação em 2012. 

APRJ: Quais são suas experiências políticas?

Luciana: A luta politica, pra nós militantes é diária, é muito mais que um momento eleitoral. Participamos das lutas por melhores salários junto  a nossa categoria, no nosso sindicato o SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), da luta do Movimento Feminista,  pelo direito  Mulheres, que em nossa cidade amargamos índices de violência altíssimos. A luta é lhe por todos os  oprimidos. Por isso a união e a fraternidade entre nós camaradas é o nosso alento para seguirmos firmes na luta . Juntos e Juntas!

APRJ: E nessas eleições você já é OFICIALMENTE pré­-candidato a vereador em SG?

Luciana: Não existe campanha oficial ainda, o que chamamos de pré candidatura em nosso partido é um levantamento prévio de quem podemos contar para esta tarefa eleitoral e o meu nome está à disposição do meu partido para esta tarefa.

APRJ: O seu partido terá candidato a prefeito?

Luciana: Sim, Josemar Carvalho é nosso pré-candidato a Prefeito de São Gonçalo.

APRJ: Qual é a sua expectativa para a eleição do próximo ano?

Luciana: Será um ano eleitoral onde não os que estão no poder não serão favoritos. E que o poder econômico das candidaturas terão peso negativo junto a população, que nos reconhece como única oposição. Todos os outros são cúmplices de todos os governos corruptos que destroem o futuro da população gonçalense. Temos mais visibilidade que poder econômico e isto está a nosso favor, pode acreditar.

APRJ: Já tem apoios para a sua pré­-candidatura?

Luciana: O nosso apoio é a nossa militância do partido, nossos locais de atuação. Não temos financiamento de de campanha  como é a prática dos partidos da direita que contaminam a administração pública com a corrupção em todas as esferas do poder.

APRJ: Se for eleita, quais projetos você pretende defender no Legislativo de SG?

Luciana: Será um Mandato popular onde a população irá  escolher os projetos que são prioridade. Se a população determinar que o saneamento básico em seu bairro é mais importante que colocar mármore na praça. É o saneamento básico que será a prioridade. E assim será em todas as áreas. No nosso mandato, quem manda é o povo.

APRJ: Possui algum projeto para a área da segurança, educação e outros setores?

Luciana: Temos um programa politico para todas áreas, o diferencial está na forma que pensamos a cidade de São Gonçalo que a população quer. E o ponto de partida será a melhoria da nossa educação pública e valorização dos profissionais de educação que hoje recebem um dos salários mais baixos do Brasil.

APRJ: Quantos votos o senhor precisa para ser eleito?

Luciana: Essa uma conta que só as urnas tem a resposta. Tudo depende do resultado final dos votos da legenda e dos candidatos. O mais votado será eleito.

APRJ: Para você, nas eleições os religiosos fazem a diferença?

Luciana: A realidade atual em nossa cidade é o uso de denominações religiosas predominantemente evangélicas que são usadas por aproveitadores que se utilizam dessas igrejas como currais eleitorais, o que é um crime. É preciso denunciar essas práticas criminosas que ameaçam a democracia e desrespeitam o Estado laico.

APRJ: Como estão as manifestações de apoio à sua candidatura? A sua comunidade apoia sua candidatura à vereador? 

Luciana: Sempre me cobravam uma candidatura a vereadora e agora chegou o momento. Apesar da cara feia dos eternos vereadores do bairro que já se manifestaram reivindicando delimitação de área . Por isso eu também reivindico a aposentadoria desses canalhas que pensam ser "os donos da cidade". São Gonçalo tem dono e o dono é o povo.

APRJ: Você apoia o atual governo do prefeito Neilton Mulim?

Luciana: Nunca apoiamos, somos oposição de esquerda a este governo.

APRJ: Qual a sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito pelo legislativo em SG?

Luciana: Um governo corrupto financiado pela máfia dos transportes, com uma câmara de vereadores cúmplice de todos os crimes de corrupção do governo Neilton Mulin. 

APRJ: Você acredita que tem boas chances de ser eleito vereador, Por quê?Chegando à câmara, como pretende atuar?

Luciana: Mobilizando a população, só com pressão popular será possível avançar para aprovar projetos sem nos tornar reféns do banditismo politico que domina nossa cidade.

APRJ: Além de sua família, você está contando com algum político da nossa região para apoiar sua campanha?

Luciana: Só contamos com o apoio dos militantes do nosso partido  - PSOL.

APRJ: Para finalizar nossa entrevista, faça suas considerações finais e deixe uma mensagem para a população de São Gonçalo e para os nossos leitores em geral.

Luciana: Peço a população de São Gonçalo que não desista de lutar por um futuro melhor para a nossa cidade. Não podemos nos conformar com o mal. Vamos construir juntos a cidade que queremos e mostrar que: São Gonçalo tem dono e o dono é o povo!
Venceremos!

-

Se você pretende se candidatar a vereador em São Gonçalo e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog pelo facebook: www.facebook.com/apoliticarj - Envie mensagem em modo privado.