Foto: Extra.globo.com
Ainda este mês, novembro, foi realizada uma manifestação na fazenda Colubandê, em São Gonçalo, pedindo a preservação do patrimônio e chamando a atenção das autoridades para a situação decadente em que se encontra o local. 

Na última reunião, os manifestantes fizeram uma caminhada pelo local, na intenção de chamar a atenção dos moradores para o ato e envolver a comunidade e discutiu-se assuntos sobre o local e como seria a próxima manifestação, onde foi marcada para o dia 06/12 às 9:00h.

Na última manifestação, nenhum representante da prefeitura ou do estado, nem mesmo o secretário de cultura de São Gonçalo, Michel Portugal, compareceu no evento. Em um evento, encontramos com  secretário, onde o mesmo nos garantiu que comparecerá ao próximo evento. 

Com isso, toda a população de São Gonçalo espera que o município, na pessoa do prefeito Neilton Mulim busque junto ao governador Pezão - que parece não se importar com SG - medidas para o patrimônio, que atualmente é de posse do estado. 

No facebook, moradores pedem que ações culturais ocorram na fazenda, como uma biblioteca parque. Assim, com mais circulação de pessoas o local pudesse ser mais valorizado. O 'Cinema na Fazenda' também foi uma ação para trazer a população para o local, mas devido aos altos custos não foi levada à diante.