Foto: Divulgação 
Uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o 7º BPM (São Gonçalo) está recuperando e devolvendo às ruas 16 viaturas da unidade policial. A iniciativa visa garantir ainda mais segurança à população da cidade, já que o movimento do comércio e de pessoas nas ruas aumenta nesta época do ano. Os veículos serão colocados para patrulhamento nas vias a partir de amanhã, quando acontece uma solenidade oficial de entrega das viaturas, às 10h, no batalhão.

Segundo o comandante da unidade policial, coronel Almyr Cabral, a tendência é que, no fim do ano, mais policiais reforcem a segurança do município e trabalhem nas viaturas que serão recolocadas nas ruas. “São viaturas que não tinham contrato com o Estado para manutenção e a prefeitura fez essa parceria para recuperá-las. Sempre nesta época do ano, nós colocamos em prática a “Operação Papai Noel”, onde pegamos homens de setores administrativos ou que estavam de férias e realocamos para reforçar o patrulhamento nas ruas. Há um aumento natural do fluxo de pessoas em comércios e centros financeiros da cidade por conta das festas de fim de ano e o conserto dessas viaturas trará mais segurança à população”, explicou Almyr.

O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, disse que a parceria era de suma importância para dar mais tranquilidade aos moradores para as festas de fim de ano. “Fizemos essa parceria para colocarmos nas ruas essas viaturas que estavam paradas no pátio do batalhão. É um trabalho que dará maior calma à população principalmente nesta época do ano que sabemos que os índices de criminalidade aumentam. Segurança pública é um dever de todos. Segurança pública é para todos”, garantiu Neilton.

A auxiliar de produção Elisângela Braga ficou feliz em saber sobre a ação conjunta para devolver os carros às ruas. Para ela, a parceria foi importante para que as pessoas possam ficar mais despreocupadas, não só na hora de ir às compras, mas também nos deslocamentos na cidade. “É muito importante quando duas forças se juntam em prol de um bem maior, que é a segurança da população”, opinou.

Cidade conta com central de videomonitoramento
A Central de Videomonitoramento de São Gonçalo, que funciona no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) da secretaria Municipal de Segurança Pública, também faz parte da política de Segurança Pública do prefeito Neilton Mulim. Todas as imagens captadas são usadas pelo 7º BPM, delegacias da cidade e pela Guarda Municipal.

Atualmente, existem 23 câmeras em funcionamento no município. Os equipamentos, conseguidos através de uma parceria com um banco, têm um zoom de 12 vezes e são capazes de aproximar imagens com nitidez a uma distância de até um quilômetro. Com menos definição, as câmeras têm alcance de três quilômetros. De acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Helder Garcia Lima Silva, até o próximo trimestre, serão cem câmeras.

“Nossa cidade tem uma população superior à de 14 capitais brasileiras. Somos o segundo município do Estado do Rio, com mais de um milhão de habitantes. Temos buscado na iniciativa privada possibilidades de novas parcerias para devolver a segurança aos gonçalenses. Essas câmeras são capazes de dar celeridade à investigação de eventuais crimes e podem possibilitar que prisões sejam efetuadas com mais rapidez”, enfatizou o prefeito Neilton Mulim.

Fonte/texto: http://www.osaogoncalo.com.br/politica/prefeitura-e-batalhao-juntos/#sthash.XtBukOVs.dpuf