Imagem: Google
Previsto para começar no fim deste ano, mas sem uma data definida ainda, o projeto Onda Verde promete desafogar o trânsito em São Gonçalo. Ainda em processo licitatório, a medida será implantada na Avenida Presidente Kennedy, na Região Central da cidade, e consiste na sincronização dos semáforos das ruas, agilizando o fluxo de veículos.

De acordo com a Secretaria de Transportes de São Gonçalo, a implementação da Onda Verde está em fase de licitação para aquisição dos equipamentos. 

“A proposta é que o projeto seja instalado em todos os corredores principais, ligando Alcântara até a divisa com Niterói, começando pela Avenida Presidente Kennedy”, informou a pasta por meio de nota. 

As caixas de controle espalhadas ao longo da via receberão placas eletrônicas que irão funcionar de forma sincronizada, abrindo e fechando o trânsito em sequência. Conhecida por ter um trânsito caótico, a medida visa melhorar a fluidez de veículos na cidade. 

A Onda Verde já foi implantada em Alcântara, na Rua Doutor Alfredo Backer, próximo ao Pátio Alcântara, terminando na Rua Dr. Nilo Peçanha, perto do Clube Mauá. A medida resultou numa redução de até 50% no tempo de viagem. O dispositivo eletrônico das caixas opera via satélite e conecta um total de 20 conjuntos semafóricos, ao longo de quatro quilômetros de percurso.

Com esta segunda etapa do projeto, o sistema de sincronização percorrerá a Avenida Presidente Kennedy, até a altura do Clube Tamoio, nos dois sentidos, percorrendo também a Rua Doutor Feliciano Sodré. No total, serão mais de quatro quilômetros de sinais de trânsito sincronizados.

Muitos comerciantes e pedestres que passam pela via diariamente reclamam da falta de segurança na hora de realizar a travessia, já que o trânsito se torna confuso.

Pensando ainda na economia de energia, os sinais que fazem parte do percurso do projeto receberão lâmpadas em led. A expectativa é que haja uma redução de até 80% no consumo. 

Texto/fonte: Jornal O Fluminense