Foto: O Fluminense 
Moradores creditaram o acidente a queima de lixo por falta de coleta. O incêndio destruiu parte do galpão que funcionava como ferro-velho em São Gonçalo.

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), próximo ao Ceasa, no bairro Colubandê, em São Gonçalo, na tarde desta terça-feira (29). O fogo começou por volta das 16h40. 

De acordo com testemunhas, o incêndio foi provocado por  um grupo de moradores que ateou fogo em sacos de lixo aglomerados ás margens do rio Alcântara. Aos poucos as chamas se expandiram e tomaram todo o matal ao redor até chegar na parte externa do galpão, que funciona como ferro-velho. 

Durante o incêndio, três funcionários estavam no local. Todos estavam na frente do galpão, quando sentiram o cheiro da fumaça e foram averiguar o ocorrido e acionaram o Corpo de Bombeiros. 

“Tudo ocorreu em cerca de minutos. Eu tinha acabado de sair dos fundos do galpão quando comecei a sentir cheiro de queimado. Notei a fumaça preta e percebi a proporção do fogo que vinha do interior”, contou um dos funcionários que preferiu não se identificar.  

Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram utilizados para apagar o fogo, que demorou cerca de uma hora para ser contido que também atingiu um matagal próximo ao galpão. 

No momento do incêndio moradores que vivem ao entorno do rio, saíram de suas residências. Alguns alegaram, que a irregularidade do serviço de coleta de lixo, motivou a atitude de atear fogo no lixo. 

“Há semanas o lixo do bairro está aglomerado às margens do rio. Infelizmente, alguns moradores decidiram por fim no problema e causaram o incêndio”, justificou um dos moradores. 

Segundo o proprietário do galpão, essa é segunda vez que um incêndio, provocado pela queima de lixo na região, atinge o estabelecimento. No inicio do ano, chamas destruíram o telhado do ferro-velho e gerou um prejuízo aproximadamente R$ 8 mil, que ainda não foi reparado.
-
Galera, mesmo que a coleta esteja irregular, nunca ateie fogo em seu lixo! Isso é perigoso e pode pôr vidas em risco. Cobre a regularização da coleta e descarte-o corretamente, em local apropriado. 

Fonte/texto: O Fluminense