Devido a crise enfrentada na rede estadual, a secretaria de Saúde de São Gonçalo montou novamente escala especial de trabalho para os plantões nas emergências dos prontos socorros Central, Alcântara e Infantil para o período do Ano Novo. 

O cronograma seguirá as mesmas regras do realizado no período do Natal, quando as emergências do município registraram um aumento de cerca de 60% no atendimento. 

A quantidade de insumos e medicamentos também foi ampliada para atender o aumento da demanda. O secretário de Saúde, Dimas Gadelha, que com a crise na rede estadual mudou seu gabinete para o pronto socorro Central, suspendeu férias e licenças de todos os funcionários da pasta. 

"Estamos atendendo acima da nossa capacidade. Mas as nossas unidades de emergência estão funcionando 24 horas e de portas abertas. Enfermeiros e médicos estão fazendo a classificação de risco e toda a população está sendo atendida. Tivemos que ampliar a escala médica e a quantidade de insumo e medicamentos", explicou o secretário. 

No pronto socorro Central, no Zé Garoto, estarão no plantão 19 médicos, entre clínicos, ortopedistas, cirurgiões, buco-maxilo-facial e ceteístas. Na emergência do Alcântara serão 11 profissionais, entre clínicos, generalistas e ceteístas. E, no pronto socorro infantil, serão seis pediatras. 

Autor: Alex Alves
Foto: Thiago Louza