Foto: PMSG
O ano de 2015 está acabando, e a Prefeitura de São Gonçalo, em seu portal na internet, fez um grande balanço das ações feitas pelo poder público em 2015. Vale ressaltar que esta é uma matéria realizada pela assessoria de comunicação da prefeitura e repassada por este blog para informar aos gonçalenses. Deixe seu comentário de opinião sobre o que você acha das ações do governo! Confira as fotos em www.saogonçalo.rj.gov.br 
-
Conforme o ano de 2014, quando aplicou 24,67% da receita de impostos próprios e transferências em gastos com a saúde, superando o mínimo de 15% exigido por lei; Com Educação, 26,42% do total da receita, ultrapassando o mínimo de 25% exigido pela Constituição Federal; e, no pagamento de profissionais do magistério, que somou a quantia de R$ 123.250.832,14, equivalente a 71,68% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ficando, portanto, acima do exigido pela Constituição, que prevê utilização de, no mínimo, 60% dos recursos para pagamento da classe, o prefeito Neilton Mulim também aplicou mais do que determina a Lei nestas, e em outras áreas, no ano de 2015. 

O prefeito Neilton Mulim agradeceu os avanços do Governo Municipal a toda sua equipe e aos funcionários municipais: "Nossa administração é uma referência em gestão pública. As decisões do TCE-RJ, que vem aprovando nossas contas, garante que estamos no caminho certo, com uma gestão pautada na ética, transparência, valorizando o servidor e cumprindo o que estabelece as leis". 

Nesta rápida retrospectiva, a equipe da PMSG buscou destacar principalmente as realizadas nas áreas da Educação, Saúde, Pavimentação e Saneamento Básico, Cultura, Segurança Pública e Desenvolvimento Social. 

TEATRO MUNICIPAL - Enfim, os gonçalenses e, principalmente os artistas da cidade, terão um teatro para chamar de seu. Com uma grande festa, o prefeito Neilton Mulim lançou as obras de construção do primeiro Teatro Municipal de São Gonçalo. Com capacidade para 260 pessoas, o futuro teatro terá dois andares e será construído a partir de estruturas metálicas em uma ampla área junto à sede da prefeitura, no Centro. Ao lado de muitos artistas gonçalenses, entre eles o ator Leandro Firmino, o eterno "Zé Pequeno", do filme "Cidade de Deus", Neilton Mulim garantiu que o projeto atende uma antiga reivindicação da população e da classe cultural. 

"Assumimos um compromisso com a cidade e hoje estamos cumprindo. É um momento histórico. Buscamos parcerias e conseguimos projetar o nosso Teatro Municipal. Dentro de poucos meses estaremos assistindo ao nosso primeiro espetáculo", disse o prefeito, sendo aplaudido pelas dezenas de pessoas que prestigiaram o evento. 

NÚCLEO OSTOMIZADOS - O programa existia há 20 anos, mas só agora funciona em uma estrutura própria para esses atendimentos. A sede, na Avenida Presidente Kenedy, no Centro, serve também como um centro de ressocialização e reinserção do paciente no meio social e familiar. O núcleo tem como objetivo abranger um trabalho voltado para o atendimento interdisciplinar realizado por equipes formadas por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, e nutricionista, para intervenções especializadas, orientações para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias, além da prescrição e fornecimento das bolsas coletoras e adjuvantes de proteção e segurança. Por sofrerem importantes alterações no corpo, os pacientes precisam de apoio especializado para se adequarem à nova situação física. O município ainda reiniciou as cirurgias de recondução, através da equipe do Pronto Socorro Central. 

PAM DE NEVES - O Posto de Atendimento Médico, uma importante unidade secundária da rede de saúde de São Gonçalo, está recebendo obras de reforma, modernização e ampliação. A unidade receberá cinco novos equipamentos médicos nas áreas de odontologia, saúde mental, álcool e drogas. Hoje o PAM Neves atende cerca de 300 pacientes por dia. Com as obras, este atendimento será triplicado. A ampliação dos serviços compreende a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que assiste a pessoa com deficiência, trabalhando seu desenvolvimento físico, psicossocial, profissional e educacional, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que irá ofertar a população os serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico de câncer de boca, Periodontia especializada, Cirurgia, Endodontia, com atendimento aos portadores de necessidades especiais. 

SPA DRº ZERBINI - O Serviço de Pronto Atendimento no bairro do Arsenal voltará a atender a população daquela região em oito meses. A unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e voltará a resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame diminuindo as filas nos prontos-socorros e nos hospitais. A nova unidade irá oferecer raio-X, eletrocardiograma, clínica médica e pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. A Unidade de Pronto Atendimento do Arsenal terá oito leitos de observação e capacidade de atender até 150 pacientes por dia. A estrutura desta unidade é do Porte 1, que abrange uma área de até 100 mil habitantes. 

CLÍNICA GONÇALENSE DO MUTONDO - A primeira Clínica Municipal Gonçalense contabiliza mais de 100 mil atendimentos em diversas especialidades. A unidade faz parte do novo modelo assistencial da saúde básica e está conquistando a população com seu atendimento humanizado. Entre as especialidades mais procuradas estão a clínica médica, atendimento do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), que realiza atendimentos com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e educador físico, e atendimentos odontológicos. A clínica funciona das 8 às 17 horas e conta com quatro consultórios odontológicos que realizam todos os procedimentos de saúde bucal da atenção básica, como aplicação de flúor, limpeza, restauração, raspagem, extração e emergências odontológicas. Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação também estão disponíveis na unidade, que ainda tem sala de curativos, oito consultórios de clínica médica, sala de hidratação e esterilização, além da realização de pré-natal, puericultura e assistência farmacêutica. Além disso, a educadora física da equipe realiza acompanhamento de atividades físicas diariamente na Academia da Saúde instalada no local. 

CLÍNICA GONÇALENSE DO BARRO VERMELHO - Com capacidade para fazer até 300 atendimentos por dia, a clínica, que tem atendimento nas especialidades de pediatria, cardiologia, ginecologia, dermatologia e clínica geral, também fará atendimento aos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, com dentistas e médicos generalistas. 

O prédio de dois andares, ainda atende com dispensação de medicamentos na farmácia, coleta de exames laboratoriais, puericultura, sala de vacina, raio x, ultrassonografia, inalação e hidratação, sala de curativos, auditório para palestras e central de esterilização de material. 

Pensando em incentivar a vida ativa através dos exercícios físicos, o espaço ganhou ainda uma academia da saúde. Entre os diversos equipamentos estão o simulador de percurso, que desenvolve a coordenação motora e aumenta a mobilidade dos membros inferiores e o esquiador, que melhora a função cardiorrespiratória e a flexibilidade dos membros. 

Pacientes portadores de HIV/Aids, DSTs e Hepatites Virais também passarão a realizar consultas no local, como atendimento com infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, farmacêutica, nutricionista, técnicos de enfermagem e de laboratório. 

A unidade conta também com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário e ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras de prevenção. A pessoa pode realizar o teste para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente na clínica, ou em outros 13 núcleos distribuídos pelo município. 

CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - A unidade funciona junto a nova Clínica Municipal Gonçalense no Barro Vermelho. O serviço é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das ESFs, com atendimento especializado a pacientes com deficiência, endodontia (tratamentos de canal, fraturas dentárias, lesões), cirurgia de pequeno porte (extração de dentes, dente do siso e pequenas correções ósseas), periodontia (gengivite, periodontite) e estomatologista, que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca. Com quatro consultórios, o serviço atenderá em média, 50 pacientes diariamente. 

ACADEMIAS DA SAÚDE - Para incentivar a prática de atividades físicas, São Gonçalo está investindo na construção das Academias da Saúde. O objetivo principal é que esses locais transformem a qualidade de vida dos moradores. Além de um espaço de convivência, ser um incentivo para as pessoas praticarem exercícios com orientação de um profissional, mas sem ter custo nenhum por isso. As academias contam com equipamentos de barra para flexão, pranchas abdominais, barras para alongamento, entre outros. Há também uma área coberta com dois banheiros adaptados para deficientes físicos e uma sala multiuso, que abriga atividades como dança, alongamento e pilates. Até agora foram construídas sete Academias da Saúde. 

COMPLEXO REGULADOR - Dando continuidade ao processo de humanização na área da saúde, São Gonçalo ganhou um novo Complexo Regulador, que funciona 24 horas na organização do fluxo de pacientes para vagas de internações, consultas, exames e procedimentos de alta complexidade. Localizado na Avenida Presidente Kennedy, no Centro da cidade (ao lado da Nova Central do Samu), o Complexo Regulador funciona em um prédio amplo e bem estruturado. 

Por mês, o Complexo recebe em média 20 mil laudos com pedidos de biópsia, mamografia, cirurgias, ressonâncias, ultrassonografias, tomografias, entre outras especialidades. Uma equipe formada por 40 pessoas, entre digitadores, médicos reguladores, auditores, administração, entre outros, trabalha para realizar o processo de recebimento e autorização dos laudos médicos. O Complexo também ganhou um sistema on­line SISREG (Sistema Nacional de Regulação), onde é realizado o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e a otimização na utilização dos recursos, além de integrar a regulação com as áreas de avaliação, controle e auditoria. 

CIRURGIAS ELETIVAS - Fechado há cerca de três anos, a secretaria de Saúde reabriu os centros cirúrgicos do Pronto Socorro do Alcântara (PSA). A medida está pondo fim a uma fila de espera por uma cirurgia eletiva, como hérnia, vesícula, entre outras de pequeno e médio porte. Os centros cirúrgicos contam com novos equipamentos, como carros de anestesia completos, focos cirúrgicos modernos, ambiente para recuperação pós­anestésica com quatro leitos equipados com monitores e gases medicinais, centro de enfermagem, expurgo, banheiros e sala de prescrição. A abertura dos centros cirúrgicos no PSA também teve como objetivo desafogar a emergência do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, que ficou disponível para atender somente os casos de urgência e emergência.

AMPLIAÇÃO DO PRONTO SOCORRO CENTRAL - Considerado como o único hospital de grande porte da rede de urgência e emergência atuante no sistema "portas abertas 24 horas" em São Gonçalo, o Pronto Socorro Central (PSC), no Ze Garoto, está recebendo obras para ampliar e humanizar ainda mais os seus serviços. 

A unidade contabiliza mais de 20 mil atendimentos ao mês. Em 81 anos de funcionamento e com 71 leitos hospitalares, o pronto socorro tem uma escala fixa com 204 médicos para atendimento em diversas especialidades, como clínica geral, clínica médica, cardiologia, ortopedia, odontologia, cirurgia vascular, cirurgia torácica, cirurgia urológica, cirurgia plástica corretiva, entre outros. O PSC também realiza exames realizados, fazem parte a endoscopia, colonoscopia, biópsia, raio x, além de sangue e urina. 

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - São Gonçalo vem realizando várias ações para uma constante melhoria dos serviços hospitalares aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Há seis meses, a unidade adquiriu um novo aparelho de tomografia computadorizada com tecnologia 3D, que realiza tomografias de crânio, abdômen, tórax, coluna e membros superiores e inferiores. Por mês, são em média 1.600 exames realizados, entre pedidos médicos da Atenção Básica e Especializada, e dos pacientes internados em unidades hospitalares municipais, onde a marcação dos exames é feita através da Central Municipal de Regulação. 

CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO - Em maio deste ano, São Gonçalo ganhou sua nova Central de Materiais Esterilizados da rede hospitalar, no Complexo Hospitalar Luiz Palmier. Somente no Pronto Socorro Central, são realizadas 70 cirurgias semanais, o que gera uma grande quantidade diária de equipamentos para esterilização, além da demanda diária. A central, que funciona 24 horas por dia, é referência no trabalho de higienização de materiais hospitalares de toda rede municipal e devido à grande capacidade de trabalho de esterilização atende a demanda do complexo, composto pelo Pronto Socorro Central (PSC), Pronto Socorro Infantil (PSI) e maternidade, além do Pronto Socorro de Alcântara (PSA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - Um dos sistemas adotados para trazer maior resolutividade aos atendimentos, o Acolhimento por Classificação de Risco, foi instalado nos prontos socorros de São Gonçalo. O atendimento aos usuários agora é feito pela prioridade clínica de acordo com o grau de urgência em que são determinadas as gravidades dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes aos níveis estabelecidos pelo protocolo como emergência, urgência, pouco urgente e não urgente, onde os pacientes são identificados pelas cores correspondentes a um dos níveis estabelecidos pelo protocolo estabelecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com o azul, para pacientes com problemas menos graves, como tosse e dores de garganta; verde para sintomas pouco urgentes como dor e febre; amarela para pacientes com traumatismos e fraturas; e vermelha para pacientes com quadro clínico muito grave, como acidentes automobilísticos, atingidos por projeteis de arma de fogo, fratura exposta e intoxicação medicamentosa. 

CENTRO-DIA DE REFERÊNCIA - Inaugurado há quase um ano, a unidade oferece cuidados pessoais a jovens e adultos com deficiência de São Gonçalo. Administrada pela secretaria de Desenvolvimento Social e Infância e Adolescência, a unidade tem capacidade para atender 60 pessoas, com idades entre 18 e 59 anos. O projeto, que oferece atendimento durante o dia, fica no Polo de Qualificação Profissional Professora Fausta Vergínia, em Vista Alegre. 

Ao todo, 12 profissionais (cuidadores, coordenador, supervisor, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional), atendem os usuários e dão suporte à família, por meio de acolhimento, informação, orientação e oferta de cuidados cotidianos. Há vagas e tratamento para todos os tipos de deficiência, seja ela auditiva, intelectual, visual ou física, além daquelas que estejam em situação de dependência, sem apoio da família ou cuidadores, e ainda os que se encontram em situação de pobreza ou de direitos violados. 

Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), junto com um laudo médico e um relatório de assistente social. O Centro-dia fica localizado na Rua São Pedro, nº 2. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Outras informações por ser obtidas através do número 2604-4608. 

SERVIÇO DE ATENDIMENTO DOMICILIAR - Continuando com a política de humanização no atendimento à saúde da população, São Gonçalo foi um dos primeiros municípios do país a implantar o serviço. São, ao todo, 14 equipes, que trabalham no atendimento domiciliar a pacientes crônicos, acamados, idosos e pessoas com necessidades de reabilitação motora. São Gonçalo foi um dos primeiros município do Brasil a aderir ao programa do Governo Federal. O serviço foi dividido entre 10 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e quatro Equipes Multiprofissionais de Apoio (Emap). O primeiro trabalha com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e um terapeuta em cada equipe. Enquanto o EMAP será constituído por um psicólogo, nutricionista, farmacêutico, terapeuta ocupacional, dentista e fonoaudiólogo.

CONSULTÓRIO NA RUA - Com o objetivo de levar a saúde para toda a população em situação de risco no município, São Gonçalo criou o programa "Consultório na Rua". O programa possui equipe composta por vários profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes sociais, psicólogos e assistentes sociais. 

Além de tratar as doenças e condições que mais atingem os moradores de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate às drogas, o “Consultório na Rua” também orienta sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Durante o atendimento os pacientes os profissionais fazem curativos, testes de diabetes, aferir pressão e também realizar outros procedimentos. 

MATERNIDADE AMPLIADA - A maternidade do Complexo Luiz Palmier, no Zé Garoto, vem aumentando o número de partos realizados mensalmente. Em 2013, a média mensal era de 90 partos ao mês. Hoje, cerca de 300 partos são realizados mensalmente na única maternidade pública do município. Um aumento de 230%. E a realidade das grávidas tem mudado na cidade. Os números de partos normais ultrapassaram as cesáreas nos últimos meses. Em incentivo à humanização do atendimento, convivência contínua e estímulo à amamentação, a maternidade ganhou 86 novos berços para serem incluídos no programa alojamento conjunto, que incentiva e fortalece o vínculo entre mãe e filho. Neste momento, a secretaria de Saúde está ampliando para mais 17 o número de leitos na unidade. 

Além dos partos, inúmeros procedimentos cirúrgicos são realizados na unidade, como curetagem uterina, laqueadura de trompas, drenagem de abcesso, videohisteroscopia, entre outros. 

KIT CEGONHA - Os kits que são entregues logo após o nascimento do bebê, contêm 16 itens, entre bolsa, manta, toalha de banho e roupas, produtos essenciais para o enxoval do bebê. Pra chegar até lá, o caminho é longo. São nove meses de espera e ansiedade, entre consultas e enxoval. Para que as futuras mamães se sintam mais tranquilas, durante a gestação elas podem conhecer de perto, a estrutura do hospital. Profissionais da saúde, que apresentam o setor de acolhimento, pré­parto e parto, a sala de vacinação e do teste do pezinho, além do alojamento conjunto e do Centro Obstétrico. 

O trabalho é para estreitar o vínculo dos profissionais da unidade com as gestantes, item essencial para que elas se sintam seguras e acolhidas. O encontro é um ótimo momento para a troca de experiências, principalmente para as mamães de primeira viagem. 

SAMU 190 – A sede do órgão, ampla e com instalações modernas, abriga 60 profissionais. Nos primeiros seis meses deste ano, o serviço de urgência atendeu cerca de 10 mil chamados, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento se deu graças à chegada de novas ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde e outras recuperadas pela prefeitura e a contratação de novos profissionais. 

A estrutura abriga ainda em um espaço amplo e moderno, o almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos e com local reservado para os medicamentos controlados; sala para desinfecção de material médico-hospitalar adequada; sala de expurgo; e departamento de material limpo (DML), onde ficam materiais higienizados, como pranchas, colares cervicais e lençóis. 

Além disso, o local conta com uma infraestrutura humanizada para os socorristas: dormitórios masculinos e femininos, banheiros privativos, cozinha, sala de estar, sala de reunião e recepção e ainda local para armazenamento dos cilindros de oxigênio. As oito ambulâncias do Samu, entre elas as Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA), tem um estacionamento coberto e local adequado para higienização. 

Dos milhares de atendimentos feitos este ano pelo Samu, aproximadamente 70% são em APH (Atendimento Pré-Hospitalar) primário, que são as ocorrências nas vias públicas, residências, escolas, empresas, fábricas etc. São traumas, tais como acidentes de trânsito, quedas, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, entre outros. Também se enquadram casos clínicos (falta de ar, convulsões, dor no peito, intoxicações, AVC, desmaios), pacientes psiquiátricos, gestantes e crianças. Todos os atendimentos são relatados via radio ou telefone ao Médico Regulador que define pra onde deverá ser encaminhado: UPAs, hospitais ou prontos socorros. 

MAIS AMBULÂNCIAS - Junto ao Ministério da Saúde, São Gonçalo conseguiu a aquisição de cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da cidade. Todas foram equipadas para atender no suporte básico tanto quanto no avançado. Paralelamente, as ambulâncias que estavam quebradas na garagem municipal receberam manutenção. Hoje a cidade conta com 27 veículos à disposição da população. Quanto assumiu a prefeitura, o prefeito Neilton Mulim encontrou apenas duas viaturas em funcionamento. 

Graças a estas ações, a secretaria de Saúde colocou em prática o projeto de descentralização do serviço. Além da sede do Samu, as viaturas estão baseadas também nos prontos socorros Central e Alcântara e no Polo de Vista Alegre. 

CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS - Com objetivo é estender o serviço a todas as Unidades de Saúde da Família do município, ampliando assim o atendimento à saúde bucal da população, São Gonçalo instalou 58 novos consultórios dentários. Cada consultório tem capacidade para fazer cerca de 440 consultas por mês, realiza atendimentos para aplicação de flúor, extração, higienização oral, raspagem de tártaro, restauração entre outros cuidados bucais. Além dos consultórios, o município tem o odontomóvel, que faz atendimento principalmente aos alunos da rede pública. 

UPAS 24 HORAS - São Gonçalo ganhará duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da prefeitura até o primeiro semestre de 2016. Os bairros Nova Cidade e Pacheco foram os escolhidos para receberem as unidades, que vão ampliar e melhorar o acesso dos pacientes e a descentralização do atendimento de emergência no município. As UPAs terão capacidade para atender cerca de 500 pacientes diariamente. 

As UPAs contarão com consultório de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, engessamento, sutura, medicação e nebulização. As unidades terão ainda dez leitos de observação para adultos e quatro infantis e outra sala com dois leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, para um hospital. 

A "classificação de risco" irá determinar a urgência de cada caso e os de maior gravidade, priorizando e agilizando o melhor atendimento a todos os pacientes que derem entrada na unidade. A UPA contará com uma sala de urgência (sala amarela) com oito leitos de adultos e outra com quatro leitos infantis. Uma sala de emergência (sala vermelha), que abrigará os pacientes graves com dois leitos para adultos e duas salas de observação individual, uma para adulto e outra infantil. 

NOVAS CRECHES - Buscando um novo conceito de educação, São Gonçalo está investindo pesado na construção de creches. Com um modelo de construção inovador, com a utilização de painéis e produtos pré-moldados, as instalações das futuras unidades contarão com banheiros adaptados para pessoas com deficiências, depósito de lixo orgânico e reciclável, área externa, refeitório, fraldário, sala de repouso e playground. 

Além do Galo Branco, os bairros de Santa Izabel, Vista Alegre, Amendoeira, Neves, Arsenal, Porto do Rosa, Guaxindiba e Jardim Catarina também irão receber creches até o final do próximo ano. 

ÔNIBUS ESCOLARES - Os estudantes da rede municipal de ensino de São Gonçalo começaram o ano letivo de 2015 com uma frota de ônibus escolares ampliada em mais 17 novos veículos. 

Quando assumiu a prefeitura, o prefeito Neilton Mulim encontrou apenas três ônibus escolares em condições de uso. Funcionários da garagem municipal conseguiram recuperar os coletivos, que somado aos novos, transportam hoje parte dos 50 mil estudantes. Com o trabalho, São Gonçalo aumentou a frota de ônibus escolar em 1068%, ou seja, de três encontrados em funcionamento para 32. 

A iniciativa tem como objetivo evitar a evasão escolar de alunos que têm dificuldades em chegar até a escola, principalmente os moradores de localidades mais distantes do centro da cidade. Os ônibus também foram equipados com dispositivos para atender as pessoas com deficiência. 

Os veículos foram divididos em dois tipos: o urbano e o rural. A diferença entre eles é que o segundo tem suspensões maiores, para se adequarem as estradas mais distantes do município. 

A secretaria municipal de Educação realizou estudos para fazer o mapeamento de todas as rotas da cidade, garantindo assim que todos os alunos fossem atendidos. Os ônibus percorrem os cinco distritos de São Gonçalo. 

BIG BROTHER SÃO GONÇALO - O número de câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de São Gonçalo será ampliado de 65 para 150 no próximo ano. O Sistema de Videomonitoramento estava desativado e os agentes de Segurança Pública contavam apenas uma câmera. 

O monitoramento é feito 24 horas por dia por uma equipe composta por policiais militares, guardas municipais e integrantes da Defesa Civil. Os equipamentos se movimentam em 360 graus e aproximam as imagens que estejam a uma distância de até três quilômetros sem perder a definição. 

Reativado pelo prefeito Neilton Mulim, o Centro de Monitoramento estava funcionando com 65 câmeras. Algumas delas estão instaladas nos bairros Zé Garoto, Itaúna, Santa Luzia, Laranjal, Jardim Catarina, Alcântara, Raul Veiga, Trindade, Mutondo, Estrela do Norte, Centro, Neves e Ponte Seca. As novas 42 câmeras vão contemplar outros bairros da cidade, como Tribobó, Colubandê, Rocha, Barro Vermelho e Porto Velho. 

A reinauguração e ampliação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de São Gonçalo atende ao artigo 144 da Constituição Federal, que diz que "a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos". A Prefeitura de São Gonçalo pretende dar continuidade às parcerias, tanto com a Polícia Militar como com outras entidades públicas ou privadas, para garantir a segurança dos moradores do município. 

REFORMA E AMPLIAÇÃO DE PRAÇAS - As 106 áreas de lazer de São Gonçalo estão ou irão passar por obras de revitalização. Deste total, 38 já receberam pintura, nova iluminação, brinquedos e paisagismo. Entre as praças que irão receber obras estão as Praças da Bíblia e Chico Mendes, no Raul Veiga, que ganhará uma área de skate. 

Neste momento, a subsecretaria de Parques e Jardins está concluindo os trabalhos em uma área da Rua Doutor Jurumenha , em Santa Catarina. O local era utilizado como depósito irregular de lixo, apesar da coleta ser regular na região. 
A Praça do Barro Vermelho, por exemplo, além das obras de recuperação, ganhará uma academia da saúde. Além dos canteiros e das calçadas com acessibilidade, as áreas estão recebendo novos brinquedos, bancos e mesas de jogos. 

Em Santa Catarina, a prefeitura está concluindo as obras de uma ampla área de lazer, carinhosamente chamada pelos moradores de Praça do Gesso. Uma churrasqueira construída pela comunidade foi mantida. Na área ao lado um parque com escorrega, balanço, gangorra e um helicóptero de madeira foi instalado. Do outro lado, além dos canteiros com plantas, barras de ginásticas estão sendo montadas. 

VIA BINÁRIO NO ALCÂNTARA - As obras na Rua Alberto Gonçalves, no bairro Lagoinha seguem a todo vapor. As intervenções fazem parte da Via Binário – projeto que vai desafogar o trânsito no Alcântara. Além deste endereço, as ruas Joaquim Laranjeiras, Júpiter e Agostinho Félix também farão parte do trajeto da Via Binário. 

As ruas estão recebendo obras de drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário e distribuição de água. O objetivo maior do projeto é garantir maior fluidez no trânsito e, consequentemente, humanizar a região do Alcântara. 

O projeto da Via Binário tem previsão de ficar pronto nos primeiros meses do próximo ano e beneficia 3,2 quilômetros de vias entre o bairro Lagoinha até a RJ­104. 

No projeto, a Estrada Raul Veiga, que hoje concentra mão dupla de Alcântara até Santa Isabel, será utilizada apenas como mão única do Alcântara até Lagoinha. O sentido Lagoinha ­ Alcântara será realizado pelas ruas Luiz Mota e Agostinho Félix. 

RONDA REFORÇADA - A frota da Guarda Municipal recebeu reforço este ano: seis Voyages e seis motocicletas foram adquiridos com verba do programa "Crack, é possível vencer". São Gonçalo foi uma das cidades pioneiras em aderir ao programa, em 2013. 

CRACK, É POSSÍVEL VENCER - E, por falar no programa, que está sob responsabilidade das secretarias municipais de Segurança Pública, de Saúde e a de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, o município conta com 120 agentes capacitados para atuar no programa. 

Ao todo, 120 guardas municipais participaram da qualificação. Foram 160 horas de aula distribuídas em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Os profissionais de segurança aprenderam sobre policiamento comunitário, redes de apoio e cuidado, abordagem policial a pessoas em situação de risco, resolução pacífica de conflitos e princípios da abordagem psicossocial, entre outros. Policiais militares e civis, além de bombeiros militares também se capacitaram. 

O programa "Crack, é possível vencer" visa a prevenção, combate, reabilitação e reintegração social de dependentes químicos. Ele prevê o aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários de crack, o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas e ações de prevenção, que envolvem educação, capacitação e informação. 

REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA - A política de Segurança Pública determinada pelo prefeito Neilton Mulim ganhou o apoio de três micro-ônibus, além de motos e viaturas que estão ajudando nas operações. Cada um dos coletivos, adquiridos em parceria com o Ministério da Justiça, conta com câmeras de segurança, internas e externas, salas de controle, computadores, torres de controle, além de três cabines de monitoramento onde as informações serão armazenadas. 

Os veículos fazem diariamente monitoramento nas principais ruas da cidade. Além dos guardas municipais e dos profissionais da secretaria de Segurança Pública, as ações contam com equipes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, com os Consultórios de Rua, que ajudam fazendo as abordagens e dando uma completa assistência aos usuários. 

PARCERIA PELA SEGURANÇA PÚBLICA - O 7º BPM (São Gonçalo) colocou nas ruas da cidade mais 16 viaturas no policiamento ostensivo. A medida foi possível graças a uma parceria com a prefeitura para a recuperação dos veículos. As viaturas não tinham contrato com o Estado para manutenção, de acordo com o comandante do 7º BPM, coronel Almyr Cabral. Graças à parceria, o batalhão reforçou a Operação "Papai Noel", quando a unidade recruta homens de setores administrativos ou que estavam de férias, e realocam para reforçar o patrulhamento nas ruas. 

ESPAÇO ROSA - No mês de conscientização, outubro, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, São Gonçalo ganhou um amplo e moderno espaço junto ao Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto, para atender as gonçalenses. 

O "Espaço Rosa", como foi carinhosamente batizado, conta com dois consultórios médicos, mamografia e ultrassonografia. No local, as mulheres também têm informações sobre planejamento familiar com uma equipe formada por enfermeiros e indicações para fazer laqueadura e o companheiro, a vasectomia. 

O "Espaço Rosa" tem capacidade para fazer cerca de mil mamografias e, aproximadamente, 1.500 ultrassonografias por mês, além das consultas clínicas. As mulheres ganharam um espaço com toda a infraestrutura necessária para cuidar ainda mais da saúde e, principalmente, da prevenção ao câncer. O espaço faz cinco tipos de ultrassonografia, biópsia e quatro tipos de mamografia. 

CIDADE LIMPA - São Gonçalo colocou nas ruas este ano a Operação "Cidade Limpa", onde equipes da subsecretaria de Fiscalização de Posturas informam à população e ao comércio sobre o correto descarte de lixo. 

A ação tem como objetivo evitar que o lixo desses estabelecimentos fique espalhado pelas calçadas, atraindo animais, principalmente insetos e roedores. 

Diariamente, os fiscais entregam à população uma cartilha educativa, informando os dias e horários de coleta nos bairros, além de explicar as leis da cidade, incluindo o Código de Posturas, que prevê a aplicação de notificação e multa. A gestão municipal tem feito sua parte disponibilizando caminhões e equipes de coleta, entretanto, a população também deve colaborar com a limpeza urbana. 

A prefeitura disponibiliza o telefone 2199-6345 para quem deseja realizar denúncia ou fazer pedido para o recolhimento de lixos acumulados em locais irregulares. 

CLÍNICA-ESCOLA DO AUTISTA - O município de São Gonçalo vai ganhar a segunda Clínica-Escola do Autista do país. A instituição está sendo instalada no imóvel onde funcionou a Creche Santa Edwiges, na Rua Expedicionário Eugênio Martins Pereira, em Maria Paula, e contará com uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos especializados em Educação Especial; professores de Educação Artística, Educação Física, psicopedagogos; recreadores e inspetores cuidadores; além da equipe administrativa e de apoio comum às unidades escolares. 

A clínica-escola também vai oferecer os serviços de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia, musicoterapia, fisioterapia, enfermagem, técnico em enfermagem, psicomotricista e serviço social, além de neurologia, neuropediatria, homeopatia e nutrição. 

O prefeito Neilton Mulim - que sancionou em fevereiro a Lei que institui a Política Municipal relativa aos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) garante que o prédio (de dois andares) possuirá toda a estrutura de unidade escolar, com seis salas, três banheiros adaptados para crianças, cozinha, salão que pode ser transformado em auditório. 

POLO DE VISTA ALEGRE - O Polo de Assistência Professora Fausta Vergínia, em Vista Alegre, foi totalmente reformado e ampliado. Fechado há três anos, recebeu nova pintura, revitalização na rede de iluminação pública, jardins e revisão nas redes elétrica e hidráulica. Além disso, parte da via que dá acesso à unidade, ganhou obras de pavimentação, saneamento básico e revitalização na rede de iluminação pública. 

Nos cursos profissionalizantes oferecidos no local, somente este ano 1,3 pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho ou para abrir seu próprio negócio. Os cursos oferecidos na unidade são: panificação, bijuterias, cabeleireiro, canto e violão, capitonê, compotas, confeiteiro, corte e costura, cuidador de idosos, decoupagem, depilação, doces finos, eletricista, entrelaçados com fitas, flores em EVA, ginástica, informática, inglês, limpeza de pele, manicure, maquiagem, massoterapia, pintura em tecido, refrigeração, salgados e telemarketing. 

Além dos cursos profissionalizantes, funcionam no polo um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro de Referencia Especializado de Assistência Social(CREAS), um abrigo municipal (Casa de Apoio às Adolescentes), uma creche municipal, um Centro de Referência para pessoas com deficiência (Centro-dia) e uma base do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Com objetivo de ampliação o atendimento, o prefeito Neilton Mulim criou outras duas unidades para capacitar a população. Em Trindade, 700 alunos foram diplomados e no Coelho, outros 600 se inscreveram em um dos 19 cursos oferecidos. 

MERENDA - Atualmente, a cidade de São Gonçalo gasta R$ 2,51 por refeição com sobremesa e R$ 1,08 por café da manhã e lanche no Ensino Fundamental, e R$ 1,65 por refeição e sobremesa e R$ 0,93 por café da manhã e lanche na Educação Infantil. São 44 mil alunos em 104 escolas municipais, além das creches. 

O cardápio é formado por carne (bovina, suína, aves), hortifrutigranjeiros e gêneros básicos em geral (arroz, feijão, macarrão). Todos os produtos recebem inspeção de nutricionistas, que verificam embalagem, qualidade e validade. As escolas que oferecem ensino integral servem quatro refeições diárias, enquanto as escolas com horário parcial servem duas refeições diárias por aluno. 

Além do cardápio normal, a secretaria de Educação de São Gonçalo oferece alimentação especial para alunos que têm diabetes, nível de colesterol alto, hipertensão e outras restrições alimentares, como intolerância à lactose. A rede municipal possui, hoje, 44 mil alunos e também oferece o kit diabetes, composto por adoçante, achocolatado diet, gelatina diet, bolacha de água e sal e bananinha diet. 

O repasse de merenda ocorre de forma regular no município. Entre 2013 e 2014, foram investidos R$ 35.027.792,55 com a merenda escolar. Dos investimentos com a merenda, o repasse do governo federal é de, aproximadamente, 24%. O restante, que é a maior parte, vem de recursos próprios. 

CAFÉ SOCIAL – Devido a aprovação popular, o bairro do Alcântara ganhou este mês a segunda unidade do projeto, que foi inaugurado na Praça Luiz Palmier, no Centro, há um ano. O quiosque, que funciona de segunda à sexta-feira, bateu a marca de 600 mil desjejuns oferecidos ao trabalhador ao preço de R$ 0,50. 

Elaborado pela secretaria de Desenvolvimento Social, o Café Social oferece três tipos de desjejum. O primeiro kit é composto por 01 copo de café adoçado com açúcar ou adoçante, 01 pão careca com margarida recheado com queijo ou presunto e 01 fruta. O segundo contém 01 copo de chocolate quente adoçado com açúcar ou adoçante, 01 pão careca com margarida recheado com queijo ou presunto e 01 fruta. E o terceiro Kit corresponde a 01 copo de refresco, 01 pão careca com margarida recheado com queijo ou presunto e 01 fruta. 

Ao todo, são servidos cerca de 1.400 desjejuns diariamente, 7.000 por semana e 28.000 por mês. Esse é um dos projetos sociais mais importantes do governo municipal. 

DEFESA CIVIL - Sempre voltada para as ações de prevenção dos desastres naturais, a coordenadoria de Defesa Civil vem aumentando a capacidade de monitoramento preventivo por toda a cidade. O município implantou e instalou 25 sirenes e 39 pluviômetros, sendo 20 automáticos e 19 semiautomáticos, nos pontos mapeados como áreas de risco. O projeto faz parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro, que contempla municípios mapeados com o aval do Departamento de Recursos Minerais (DRM). 

O sistema de alerta e sirenes abrange os bairros de Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim, Sete Pontes, Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal. 

O novo sistema de alerta irá informar a população sobre o nível elevado de chuvas, se a situação for mais grave, a Defesa Civil dará um alarme pelo sistema de sirene. Neste caso, os moradores devem se dirigir, para os locais de apoio, que estão sendo definidos nas comunidades. Se a sirene tocar, as pessoas devem reunir a família, pegar documentos e remédios necessários, desligar a chave da luz e o gás, e não voltar à casa se não tiver autorização da Defesa Civil. 

Além desses serviços, a Defesa Civil vem realizando trabalhos de prevenção como: treinamento nas escolas; Implantação de núcleos nas comunidades; mapeamento detalhado dos riscos geológicos e hidrológicos do município e finalização do Plano de Contingência para as múltiplas ameaças. 

RUA NOVA - O projeto, lançado pelo prefeito Neilton Mulim, consiste em obras de infraestrutura em mais de 50 quilômetros de ruas, avenidas e estradas da cidade, num investimento total de cerca de R$ 170 milhões. As obras garantem um serviço completo: drenagem, ligação de água e esgoto e pavimentação. O programa também está gerando mais de 500 empregos diretos e indiretos para os gonçalenses. 

O programa está beneficiando neste momento diversas vias dos bairros Guaxindiba, Jardim Miriambi, Tribobó, Arsenal, Raul Veiga, Lagoinha, entre outros. As obras estão pondo um fim a lama e a poeira e, assim garantindo uma melhor qualidade de vida à população. 

MAIS ASFALTO - Com a recuperação da Usina de asfalto, que produz diariamente cerca de 150 toneladas do produto, São Gonçalo está garantindo também melhorias em mais de 60 quilômetros de vias da cidade através do Programa "Mais Asfalto". Ruas, como oito do Barro Vermelho e sete de Santa Catarina, que eram de paralelepípedos e totalmente irregulares, receberam recapeamento melhorando as condições de tráfego e também a acessibilidade da população. 

CENTRO DE INCLUSÃO – O centro é referência em Educação Inclusiva no município e atende alunos que apresentam deficiências (intelectual, visual, auditiva, física/motora e múltiplas); condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos, bem como alunos que apresentam altas habilidades/superdotação. 

Além disso, também atende alunos da rede que apresentam um quadro de dificuldades de aprendizagem específicas como a dislexia, dislalia e disfunções correlatas; déficit de atenção, hiperatividade, problemas perceptivos, emocionais, de memória, cognitivos, psicolinguísticos, psicomotores, motores e de comportamento, entre outros. 

Dentre as atividades desenvolvidas no CIM estão as oficinas de convivência, linguagem, corpo e movimento, além de uma equipe de profissionais que realizam atendimento hospitalar e domiciliar. 

A rede pública de ensino atende mais de 1000 alunos com deficiência, possui 351 professores de apoio inclusivo e 64 salas de recursos multifuncionais em diversas escolas do município. Destas, 10 são para atender alunos com deficiência visual, uma para surdos e uma para Superlotação e altas habilidades. 

Batizado de Hellen Keller, o Centro atende 700 alunos com deficiência encaminhados pela rede municipal. A nova unidade conta com 26 salas, um refeitório com capacidade para 60 pessoas, banheiros e salas adaptadas e rampas de acesso. Com um atendimento humanizado, o CIM é formado por uma equipe multidisciplinar de 40 profissionais dentre psicólogos, fisioterapeutas, educadores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, diretores, coordenadores e secretários. 

CASAMENTO COMUNITÁRIO - O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Tribunal de Justiça e visa oficializar de forma gratuita a união de casais que, na maioria das vezes, já vivem juntos há muito tempo, mas não tiveram oportunidade de realizar o sonho de casar. Este ano o projeto oficializou a união de 300 casais gonçalenses. A prefeitura oferece uma festa aos noivos, com direito a bolo e muita animação ao som da Orquestra Municipal. 

MÚSICA NOS BAIRROS – Com objetivo de levar música de qualidade à população, o projeto garante a apresentação da Orquestra Sinfônica nas principais praças da cidade quinzenalmente. A programação diversificada tem cerca de uma hora de duração com um repertório que varia desde canções populares da música brasileira a hits internacionais. A orquestra é formada por 70 componentes. 

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITALIZADA - Graças a um convênio firmado entre a secretaria do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os gonçalenses estão tendo acesso à nova Carteira de Trabalho informatizada, que tem como principais objetivos dificultar rasuras e evitar fraudes contra o Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e dos benefícios previdenciários. 

A nova carteira tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo. 

CURSO INFORMÁTICA - O Centro Interescolar Ulysses Guimarães (Ciug), vinculado a secretaria de Educação, está com inscrições abertas para o curso de Informática. A unidade está oferecendo 700 novas vagas para os turnos da manhã, tarde e noite. 

As inscrições estão sendo feitas na sede do Ciug, localizada na Rua Doutor Gradim, no bairro Porto da Madama. Para se matricular é preciso ter no mínimo 13 anos, cursando no mínimo o 7º ano, estar munido de uma foto 3x4, original e cópia de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de escolaridade e de residência. Não há limite de idade para se inscrever. 

O curso tem duração de dois anos e é dividido em três módulos: Básico I (Digitação, Word e Formatação), Básico II (Word, PowerPoint, Internet, Excel) e Avançado (Access, Computação gráfica, Multimídia e Linux). 

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO PARA GESTANTES - Serviço pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, o consultório odontológico para gestantes da rede municipal de Saúde completou um ano de funcionamento. Com média de 12 pacientes atendidas por dia e localizado no Hospital Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto, a clínica está acabando com o mito de que mulheres grávidas não podem ir ao dentista. Para agendar a consulta é preciso levar o encaminhamento do médico pré-natalista. Em casos de emergência, basta comparecer ao local, de segunda a quinta-feira, entre 8h e 12h. 

MINHA CASA, MINHA VIDA – Desde o início do ano, a secretaria de Habitação, por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida", entregou este ano 1.193 unidades habitacionais. O prefeito Neilton Mulim entregou os residenciais Parque das Gaivotas, Cozumel II, Cozumel I e Aruba, no bairro do Jóquei. Outros 300 apartamentos, do Residencial Galo Branco, serão entregues no dia 28. 

Os apartamentos são destinados às famílias faixa 1, que são as que possuem renda de até 1.600 reais, que nunca tenham tido uma propriedade, atendam os pré-requisitos e estejam cadastradas através do programa do Governo Federal. As moradias possuem área privativa composta por dois quartos, circulação, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e piso cerâmico em todos os ambientes, além de centro social com churrasqueira, playground, mesas e quadra esportiva. 


Fonte: Ascom