Audir Santana, vice-prefeito de Itaboraí, rompe
com o prefeito Helil Cardozo
Foto: Itaboraí.rj.gov.br
Depois de perder o apoio da maioria dos 15 vereadores da Câmara Municipal – só seis integram a base governista – o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo (PMDB), perdeu o apoio de seu principal aliado, justamente o companheiro de chapa nas eleições de 2012, o vice-prefeito Audir Santana (PSL). Este rompeu com o chefe do Poder Executivo por não concordar com a condução do governo e divulga esta quinta-feira carta aberta à população explicando a decisão. Cogita disputar a Prefeitura no pleito de outubro. 

“A ideia vinha amadurecendo desde o início do ano passado. Eu abri mão de disputar a eleição em 2012 para fazer aliança com um grupo. Porém, Helil governa de forma egocêntrica. Só ouve a ele mesmo. O grupo não existe. O prefeito governa para um grupo de empresários amigos que têm contrato com a Prefeitura. A gota d’água foi a exoneração de 1.500 servidores públicos no dia 31 de dezembro. Eu tinha aconselhado que revesse os contratos com as empresas prestadoras de serviço. Ele não quis. Foram 1.500 famílias prejudicadas. Os contratos são onerosos aos cofres públicos municipais”, explicou o vice-prefeito. 

Audir acrescentou que irá decidir, brevemente, se disputa ou não a sucessão municipal. 

“Vou decidir a melhor maneira de servir à população, com a qual tenho um compromisso. Eu posso disputar a eleição, embora, não seja a minha primeira opção. Deverei mudar de partido mais à frente. Estou estudando para qual legenda eu irei”, informou o político, que é segundo suplente de deputado estadual. 

Audir tem 55 anos e é médico formado pela Universidade Federal Fluminense. Casado e pai de três filhos. Já foi vereador com três mandatos consecutivos na cidade (de 1997 a 2008 e presidiu a Câmara entre 2001 e 2002). Foi deputado estadual de 2007 a 2011. Se participar da corrida eleitoral, terá como concorrentes, além do atual prefeito, o ex-prefeito Sérgio Soares (PSDB), o deputado federal Altineu Côrtes (PR) e o deputado estadual Sadinoel (Rede).

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA

Carta Aberta ao povo de Itaboraí

Dr. Audir Santana (Vice-prefeito)

Quando ganhamos a eleição havia uma esperança positiva no ar que deixou a todos entusiasmados. Infelizmente, como todos sabemos, Vice-prefeito não tem poder de nomear, exonerar, contratar, mas tem o direito e a obrigação de acompanhar o andamento de TODAS as ações do governo. Tem o dever de acompanhar onde e como está sendo gasto o dinheiro do povo. Eu tentei fiscalizar e muito, mas me impediram.

Ficar sabendo de diversas covardias contra a população, má utilização de dinheiro público e contratações questionáveis, já me indignava profundamente; mas REDUZIR O SALÁRIO de QUASE TODOS OS SERVIDORES (quase todos PORQUE ALGUNS SERVIDORES PRÓXIMOS E ESCOLHIDOS CONTINUAM RECEBENDO INTEGRALMENTE SEUS SALÁRIOS) me levou ao limite da tolerância. Mas o pior ainda viria.

DEMITIR 1537 CHEFES DE FAMÍLIA NO MÊS DO NATAL é superar qualquer limite de desumanidade, traição e covardia para quem se dizia cristão e defensor da família itaboraiense. Não deu pra tolerar.

Dar a desculpa ESFARRAPADA da queda de arrecadação do COMPERJ para demitir esses Chefes de Família, sem antes SEQUER TENTAR rever o valor dos contratos, os custos da prefeitura e os privilégios dos amigos, é uma maldade! Uma mentira! Principalmente, uma covardia!

Quem prejudica servidores municipais e a população para preservar os interesses de empresários e “parceiros próximos”, não merece ser prefeito da nossa cidade.

Por isso, ROMPO COM ESSE GOVERNO INIMIGO DO POVO E AMIGO SOMENTE DOS EMPRESÁRIOS, mas sigo nas ruas e na luta pelo meu, pelo seu, pelo NOSSO SONHO DE UMA ITABORAÍ MELHOR PARA TODOS.

FORA HELIL!!

Dr. Audir Santana (Vice-prefeito eleito democraticamente pelo povo de Itaboraí)

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/vice-de-itaborai-escreve-carta-de-rompimento-com-prefeito-helil-cardozo-18559025.html#ixzz3yYQZ2Zhe | com Fonte/texto: A tribuna RJ