Foto: O São Gonçalo
O vereador Leonardo Giordano (PT) protocolou na última sexta-feira, na Câmara Municipal de Niterói, requerimento solicitando instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias relativas a qualidade dos serviços prestados pela concessionária Ampla, como atendimento precário, podas danosas de árvores, demora na assistência a regiões prejudicadas pela falta de energia elétrica, dos cortes e interrupções frequentes de luz, da não realização de investimentos previstos no município e da demissão de funcionários, precarizando ainda mais o serviço. 

Segundo Giordano, a decisão de pedir a instauração da CPI atende a pedido da Associação de Moradores e Amigos de Santa Bárbara (Amasb). O petista propôs e presidiu uma audiência pública sobre a Ampla em 25 de maio de 2015. Na CPI, ele pretende ainda cobrar da concessionária ausência de detalhamento nas respostas aos questionamentos formais encaminhados a partir da audiência. 

“Recebemos da sociedade civil diversas críticas quanto a atuação da Ampla em Niterói. Após audiência pública com diversos questionamentos ignorados ou mal respondidos e pedido da Amasb, que reflete o desejo da sociedade civil, tornou-se consequência razoável apresentar o pedido. É imperativo que a Câmara não se cale e empregue esforços para investigar essas diversas denúncias. Acredito que a opinião média dos vereadores seja favorável à instalação da CPI”, afirmou Giordano.

Para instaurar a CPI, o parlamentar precisa das assinaturas de pelo menos mais seis colegas. A partir daí, a Comissão poderá funcionar. “Estou confiante que conseguirei. Quando voltarmos do recesso, vou entregar a proposta para cada um. Alguns manifestaram interesse em assinar, por já terem tratado do tema na Câmara, como o Paulo Henrique (PPS), Daniel Marques (PV), Luiz Carlos Gallo (PROS) e Beto Saad (PT do B)”, citou Giordano. 

A Ampla informou que não foi notificada sobre abertura de CPI na Câmara. A distribuidora acrescentou que investiu R$ 558,3 milhões em sua área de concessão nos primeiros nove meses de 2015, um acréscimo de 38% em relação aos R$ 402,3 milhões aplicados no mesmo período de 2014. O montante foi destinado, entre outras medidas, à instalação de equipamentos de automação da rede elétrica.

Fonte/texto: A tribuna RJ