Cardinalescos das escolas de samba de SG fizeram manifestações
em frente à prefeitura. Na foto, ainda estava na praça Zé Garoto.
Foto: O Gonçalense
Todos os anos parte do valor arrecadado com impostos são destinados para o carnaval graças a mensagem do Poder Executivo que é enviado para a aprovação uma subvenção para as agremiações no município na Câmara dos Vereadores de São Gonçalo. Sendo que o prefeito anunciou não que teria a festa do momo na cidade este ano devido a forte crise econômica que atingiu os cofres da prefeitura, que gastaria o total de R$ 1 milhão de reais para fazer o carnaval na cidade.  

Mas para a surpresa de toda a população, o Neilton Mulim mandou para a Casa Legislativa uma mensagem 026/2016, que estabeleceu no valor de R$ 220 mil a subvenção da Prefeitura de São Gonçalo somente à Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, que irá desfilar pela Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro, no próximo dia 5, na Avenida Marquês de Sapucaí, deixando de lado as outras agremiações que desfilam dentro do município. 

Em decorrência da crise que passa o país, a atual conjuntura econômico-financeira que acarreta uma significativa redução na arrecadação municipal e a necessidade de conter despesas do país, estado e do município. Durante a sessão extraordinária, a iniciativa do Poder Executivo foi aprovado por 22 votos a favor e somente dois legisladores votaram contra, o vereador Misael e o Dudu do Catarina (Solidariedade). 

O político também explicou a sua posição durante o seu discurso na tribuna do parlamento gonçalense. O vereador que se posicionou desfavorável à aprovação da iniciativa do Prefeito Neilton Mulim, frisou que não são contrários ao carnaval e muito menos as agremiações carnavalescas, todos manifestaram posições de descontentamento com a forma como o Poder Executivo conduziu a questão. 

De acordo com Dudu do Catarina, o município deveria empregar o dinheiro do carnaval em setores mais importantes. Ele disse que votou contra o projeto do carnaval porque não concorda com a aplicação de recursos públicos na festa. “Ao invés de dar dinheiro para o carnaval, que esta verba seja usada para colocar ar-condicionado e travessias elevadas nas escolas”.

"Eu que sabia que seria voto vencido. Em primeiro lugar, ao povo de São Gonçalo, gostaria de deixar bem claro aqui, o que está sendo votado.  Se é contra ou a favor da Porta Pedra, não foi isso. O que está vendo votado aqui é a doação de 220 mil para um escola de samba. Quem me colocou aqui, foi o povo desta cidade. A maioria está sofrendo com os serviços oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal. O momento no país não é de festa, é de choro e de luto. Eu queria que a Porto da Pedra levasse a dura realidade ao nosso Brasil. Por causa do governo federal, onde o povo disse que o político é ladrão, nos aqui, carregamos esse fardo. Nas minhas redes sociais, todos pediram para votar contra e acabou sendo unanimidade. Hoje, eu estou votando não, mas votei a favor em 2013, 2014 e 2015. Priorizei as minhas coisas, essa a minha opinião. Eu estou aqui fazendo o que a maioria da população está fora e passaram  para mim desde de ontem. Muitos me ligaram, deixando recado nas redes sociais e por isso, meu voto é não", disse Dudu do Catarina. 

Faltaram a sessão: Marlos Costa; Ricardo Pericar e Marcelo Drumond.

Votaram contra: Dudu do Catarina e Misael da Flordelis.

Votaram a favor: Iza Deolinda; José Vicente; Diego São Paio; Thiago da Marmoraria; Geiso do Castelo; Jorge Mariola; Alexandre Gomes; Professor Paulo; Giovanni Raio de Sol; Lecinho Breda; Sérgio Gevú; Dejorge Patrício; Alex da Agência; Marcos Rodrigues; Russo da Marmoraria; Maciel; Cici Maldonado; Armando Marins; Capitão Nelson; Gilson do Cefen; Diney Marins e Frederico Chateuabrind. 

Fonte/texto: ASCOM Dudu do Catarina