O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, conheceu na manhã desta terça-feira (23) mais uma residência terapêutica. A unidade, que fica no bairro Gradim, está acolhendo oito pacientes vindos do Hospital Colônia de Rio Bonito e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho, no Centro do Rio de Janeiro. 

Com 102 pacientes desinstitucionalizados, hoje São Gonçalo conta com 33 deles abrigados em residências terapêuticas. A maioria perdeu o vínculo familiar após anos de internação. Com a inauguração da unidade do Laranjal, que acontece no próximo mês, chegarão mais 10 pacientes. 

Outros 59 estão com suas famílias e foram inseridos no sistema de saúde para serem atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). 

"A mudança no modelo assistencial aos pacientes com sofrimento mental é uma forma de humanizar o tratamento e realizar a inserção social, é uma questão de cidadania", conta o prefeito Neilton Mulim 
A casa ampla, conta com três quartos, sala de estar, cozinha, três banheiros e área externa, onde poderão realizar diversas atividades. Com outras três residências, no bairro do Pita, que conta com duas unidades, e Amendoeira, as residências terapêuticas atuam na desospitalização dos pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos. 

"O objetivo das residências terapêuticas é reconstruir a identidade social desses pacientes. O trabalho de ressocialização se perpassa pela relação de cuidado do cuidador e da relação com a comunidade, onde cada um tenha sua individualidade escolhendo sua própria alimentação, corte de cabelo, escolha suas roupas", explica o coordenador de Saúde Mental do município, Jorge Vieira. 

Fonte/texto/foto: PMSG