Igreja Matriz de São Gonçalo. Alguns historiadores
contam que a cidade de São Gonçalo teve seu marco original a partir
da capela que deu lugar hoje à Igreja Matriz de São Gonçalo
de Amarante | Foto: Divulgação
POR ZECA PINHEIRO
Fato me chamou atenção esta semana aqui nas redes sociais, foi uma entrevista do nosso prefeito Neilton Mulin no programa Balanço Geral da TV Record, se não me engano, onde ao ser pressionado pelo entrevistador, o prefeito ficou confuso ao ser perguntado quantos anos nossa cidade tinha de primeira respondeu “125 anos” e momentos depois disse que a cidade tinha “120” anos.

Não entendo como um gestor público tem total desinformação sobre a cidade na qual ele nasceu e vive a maior parte de sua vida, militou na política por diversos anos, sendo eleito vereador, Deputado Federal e atualmente prefeito, pasmem e sua profissão de origem era professor.

É preciso esclarecer de uma vez por todas que a cidade de São Gonçalo tem 436 anos, sendo fundada no dia 6 de Abril de 1579, quando Gonçalo Gonçalves recebeu a Sesmaria das mãos do governador da Capitania do Rio de Janeiro.

Os “125 anos atuais” lembrados pelo prefeito no primeiro momento da entrevista, comemorados anualmente no dia 22 de Setembro, trata-se da nossa emancipação política, quer dizer o desmembramento da cidade de Niterói. a qual São Gonçalo fazia parte desde 1.819, quando foi anexada a Vila Real de Praia Grande perdendo a condição de Freguesia que havia conquistado em 1.647, ficando sem autonomia e passando a ser o 6º Distrito da Vila Real de Praia Grande com a denominação de São Gonçalo de Niterói. Entre idas e vindas nossa cidade teve diversos percalços e um louco sobe e desce de posição política administrativa, sendo elevada a Vila, Município e a condição de cidade, como também houve suspensões destas elevações, voltando sempre a categorias inferiores, a tão esperada emancipação política definitiva só foi conseguida na realidade em 27 de Dezembro de 1929 através da Lei Estadual Nº 2.335. Quando finalmente foi restaurada a condição de cidade!

Até hoje não consegui saber por que se comemora esta data de emancipação política mesmo não sendo a verdadeira, seria devido talvez ao Decreto do Dr. Francisco Portela então Governador do Estado do Rio de Janeiro que dizia assim:

“O Dr. Francisco Portela, governador do Estado do Rio de Janeiro decreta: 
Artigo I: Fica elevada à categoria de Vila a Freguesia de São Gonçalo, desanexada do dito Município de Niterói”.

Quem sabe! Só sei que esses erros acontecem e vão se acumulando ano após ano é preciso alguém para corrigir, repará-los para que nossos jovens não aprendam nossa linda e rica história de forma equivocada, é preciso distinguir e deixar bem claro que data de fundação é uma coisa e data de emancipação política outra completamente diferente.

Como diz o grande poeta Geraldo Lemos em dos seus versos da letra do nosso maravilhoso hino: “E o teu presente fúlgida verdade”. 

Se o problema é festejar a data de emancipação política que se faça, mais é preciso que se festeje na data correta, como também temos o dever moral e ético de comemorar e festejar muito a data de aniversário do nascimento do nosso glorioso torrão, reparando um erro histórico.

E salve os 436 anos de fundação da nossa querida e amada cidade de São Gonçalo.

Fonte: Maria Nelma Carvalho Braga e Salvador Mata e Silva  

Zeca Pinheiro é escritor, apaixonado pela história de nossa cidade, é autor da página Redescobrindo São Gonçalo: https://www.facebook.com/Redescobrindo-S%C3%A3o-Gon%C3%A7alo-136682933104250/ e também do Grupo São Gonçalo Memória Viva: https://www.facebook.com/groups/Saogoncalodasantigas/ - Ambos criados para exaltar e pesquisar nosso passado rico e maravilhoso.