Foto: rj.gov.br |
Freixo criticou o projeto e disse que o PSOL vai exigir transparência:
"Esse empréstimo não é pequeno, mas não é o primeiro. Com o BNDES, já foram quatro. Com uma agência francesa, o empréstimo foi em dólar. O valor inicial era de R$ 802 milhões, e nós já devemos R$ 1,5 bilhão. Com o Banco do Brasil, a dívida desse governo, do qual o deputado Carlos Osório foi secretário de Transporte e acabou de defender na tribuna, é de R$ 5 bilhões. Também no Banco do Brasil, o governo pegou empréstimos em dólar que somam R$ 6,5 bilhões.
Carlos Osório diz que quer ver as obras concluídas. Eu também gostaria. Mas a obra com o traçado original, proposto pela sociedade civil e especialistas em transporte, que o seu governo não aceitou porque já tinha um projeto pronto. O traçado original criaria pela primeira vez um sistema em rede, como acontece em qualquer lugar do mundo. E não essa tripa em linha reta. A Linha 4 é a continuidade da Linha 1, aumentando o número de usuários no mesmo trajeto. Fizemos o debate na época, mas o governo insisitiu.
Nós queremos a transparência para saber onde foi parar esse dinheiro. O que custaria R$ 5 bilhões está custando R$ 19 bilhões, e ainda não está pronto. É exatamente com a Linha 4 que a Lava jato toca no senhor Sérgio Cabral, o chefe de vocês da base do governo. Ele é chamado de Proximus na lista da Odebrecht. Muito Proximus.
Agora, querem votar um novo empréstimo sem transparência, às cegas. Isso é um escárnio. O PSOL vai votar contra e exigir transparência."
Texto/fonte: Marcelo freixo/Facebook
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