Depois de inaugurar o “Espaço Rosa”, uma ampla e moderna área com todos os serviços voltados às mulheres, e aumentar de 20 para 83 o número de leitos no Hospital Luiz Palmier, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, retornou a unidade na tarde desta segunda-feira (21) para entregar mais um equipamento de saúde em benefício da população. Com seis leitos, o hospital ganhou o "Espaço Cegonha", uma enfermaria humanizada e totalmente voltada às mães em pós parto.

Além dos leitos, a nova área conta com o SPA do Bebê, local onde os profissionais de enfermagem darão às primeiras orientações às mães sobre o primeiro banho e cuidados necessários. Em outro espaço, reservado e junto aos leitos e berços, médicos farão os procedimentos.

Fazendo parte da política de humanização determinada pelo prefeito Neilton Mulim, o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, também criou um serviço de transporte para as grávidas chegarem até a Maternidade. Localizada na parte mais alta do Complexo Luiz Palmier, no Zé Garoto, muitas grávidas tinham dificuldades de chegarem até a unidade.

"Uma pesquisa da secretaria mostrou que 50% das gestantes chegam de ônibus até o Complexo Luiz Palmier, que engloba os prontos socorros Central e Infantil e a Maternidade, Muitas com dificuldades de locomoção devido ao período de gravidez. Uma maca ou ambulância desciam para buscá-las. Mas agora criamos o "Cegonha Móvel", um veículo que ficará baseado na porta do pronto socorro Infantil para atender exclusivamente as gestantes", explicou o prefeito Neilton Mulim.

O Hospital Luiz Palmier teve sua estrutura de atendimento abalada pela crise. A unidade realizava 90 partos mensalmente, mas este número passou para cerca de 350 nos últimos dois meses. O atendimento ambulatorial também teve um salto avassalador. Somente no mês de fevereiro foram atendidas 3.108 pacientes. A média era de aproximadamente mil.

-- Estamos realizando uma série de intervenções em nossas unidades de saúde, principalmente nas de urgência e emergência e nas secundárias. Nosso objetivo mais é humanizar o atendimento e garantir atendimento a todos -- garantiu o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves
Foto: Thiago Louza e Douglas Macedo