Com a forte tempestade e chuva da quarta-feira, dia 23, maioria dos bairros da cidade foi devastado pela chuva. O bairro Anaia Pequeno, que nunca viu tamanha tragédia, também foi atingido. Muitas pessoas tiveram suas casas inundadas e outras perderam totalmente a casa, uma delas caiu. O comércio do bairro também foi atingido, um deles teve perda total por ser abaixo do nível da rua.  Moradores estão recolhendo doações para oferecer às pessoas que perderam as suas casas. Alimentos perecíveis e colchões são prioridade. A igreja batista do bairro fez um almoço beneficente para as pessoas que perderam as casas e passaram o dia limpando suas casas.

O bairro nunca viu uma chuva tão forte quanto essa, que tem proporção muito maior até mesmo do que a chuva de 2010. Segundos boatos, uma das lagoas da pedreira do bairro teria rompido, e juntamente com a chuva, feito um estrago maior.

Outra questão que apontada pelos moradores, e possivelmente mais provável, é a obra da Prefeitura de São Gonçalo parada no bairro. A prefeitura fez a escola municipal no bairro que foi inaugurada em dois governos diferentes. Em frente a escola, uma rua com obra parada. Segundo o morador do bairro e que trabalhou na obra, Claudio Evangelista, a prefeitura fez o inicio das obra de qualquer jeito. As manilhas colocadas tinham tamanho irregulares. Umas tinham 40, outras 50, outras 30, e por aí vai, e por isso, elas poderiam ter rompido e contribuído para aumentar o nível do rio que se formou. Sem falar que a obra tinha bueiros para escapamento de água em tamanhos mínimos. O bairros também tem um rio que passa por lá. Ele foi desobstruir ontem, depois da tragédia, com apoio de caminhões do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) do bairro junto com moradores. O Rio não teria aguentado tanta água, pois não estava limpo para dar passagem à água, e teria transbordado.

Moradores culpam neste momento o prefeito Neilton Mulim por todo o estrago causado nos comércios e nas casas alagadas e perdidas. Moradores querem INDENIZAÇÃO da prefeitura por impenitência deste gestor, que não fez o que deveria ser feito no bairro para evitar tal estrago.

Moradores relatam também que essa chuva, de proporções gigantes, nunca foi vista no bairro. Assim nota-se que o bairro está em crescimento desordenado, sem auxilio ou obras da prefeitura para acompanhar o crescimento.

Vale lembrar que a desobstrução de rios é feita pelo INEA, que é do estado, porém, quem tem o poder de cobrar deles não sou eu nem você, é o nosso prefeito, Neilton Mulim.

PREFEITO, INDENIZE OS MORADORES POR SUA INCOMPETÊNCIA!

Fotos: Claudionei Abreu