Uma semana depois do forte temporal que castigou São Gonçalo, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviou uma draga para desobstruir os rios e canais que cortam a cidade. O trabalho começou a ser feito na tarde desta quarta-feira no Rio Brandoas, na altura do bairro Vila Lage. Mas o prefeito Neilton Mulim aguarda um encontro com o governador em exercício, Francisco Dornelles, para solicitar mais equipamentos para ajudar na limpeza do município. 

"Estamos há meses solicitando a dragagem dos rios e canais que cortam a nossa cidade. Enviamos vários ofícios ao Inea com cópias para o Ministério Público. Precisou a cidade sofrer com o temporal para o órgão aparecer. Estamos cobrando mais equipamentos. Precisamos do Inea em todos os rios da cidade, Não queremos que outra tragédia acontecendo em São Gonçalo", informou o prefeito. 

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Ana Cristina Silva, e o coordenador do departamento de Recursos Hídricos, Gonçalo Patrício da Silva, acompanharam de perto o inicio dos trabalhos de desassoreamento dos rios que cortam a cidade. 

"Estamos trabalhando incansavelmente para diminuir os transtornos causados pela chuva na cidade e um dos principais motivos foi o transbordamento dos rios, canais e afluentes. Queremos pedir à população que colabore com a colocação do lixo de maneira apropriada nos dias e horário da coleta", declarou a secretária. 

Todo mato que se acumula ao redor dos rios e seus afluentes está sendo retirado pela draga do Inea, assim como os bancos de areia e lixo estão sendo removidos. O serviço ajuda a minimizar os riscos de inundação e ao mesmo tempo em que corrigem os problemas causados pelas fortes chuvas. O material dragado será levado para um terreno da Secretaria de Estado do Ambiente, devidamente licenciado, em Alcântara. 

Limpeza – Há uma semana máquinas e caminhões da secretaria de Infraestrutura e Urbanismo continuam nas ruas da cidade fazendo a retirada de lixo e entulho. “Estamos trabalhando quase que 24 horas por dia, mas ainda temos muito serviço. Estamos pedindo ajuda ao Estado para recuperarmos a nossa cidade”, disse Ana Cristina Silva. 

Multa – Com licença do Inea, a Petrobras construiu uma estrada de serviços para cargas especiais e grandes dimensões (UHOS, na sigla em inglês), ligando a praia de Itaóca, em São Gonçalo, ao Comperj, cortando os bairros do Salgueiro e Jardim Catarina, em 2012. Para o prefeito Neilton Mulim, esta estrada vem colaborando para as enchentes nas regiões. Na manhã desta quarta-feira, a secretaria do Meio Ambiente entregou uma multa no valor de R$ 170 milhões a estatal. 

"A construção da estrada do Comperj, uma obra do Governo federal, possui um sistema de drenagem ineficiente e contribui para o estrangulamento do Rio Alcântara. A estrada se tornou um dique de contenção, que dificulta o escoamento das águas", destacou o prefeito Neilton Mulim, explicando que a UHOS foi construída em um trecho de faixa de domínio da antiga linha férrea que cortava a cidade. 

Fonte/texto/foto: PMSG