A cidade de São Gonçalo aderiu à campanha nacional e realizou, na manhã deste sábado, ao "Dia D" de combate ao vírus Influenza (H1N1). O prefeito Neilton Mulim acompanhou de perto o atendimento na Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo, e na Clínica da Família, no Barro Vermelho, onde centenas de pessoas foram imunizadas. A campanha, que começou no último dia 25 e vai até 20 de maio, tem como público alvo crianças com idade acima de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, doentes crônicos renais e idosos.

Durante a visita às unidades, Neilton destacou os avanços que a saúde do município tem alcançando nos últimos meses. "Na próxima semana iremos inaugurar o primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem da Região Metropolitana, que ficará localizado no bairro Zé Garoto. O local está equipado para fazer exames como ressonância magnética, mamografia e colonoscopia, por exemplo. Desde o início da minha gestão, tenho buscado descentralizar o serviço. Nosso plano de trabalho ainda será ampliado com a abertura das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) municipais nos próximos meses, a Clínica da Criança, entre outros projetos e programas", afirmou.

Acompanhado pelo deputado estadual, Nivaldo Mulim, e pelos secretários de Saúde e Governo, Dimas Gadelha e Paulo Cesar Silva, respectivamente, além da secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência, Tânia Soares, o prefeito observou de perto o trabalho de imunização prestado nas clínicas.

O casal Fábio e Verônica Luna, analista de sistemas e bancária, ambos 39 anos, levaram as duas filhas gêmeas, Beatriz e Julia, de dois anos e meio, para tomar a vacina contra o vírus Influenza nesta manhã, na Clínica Municipal do Mutondo. "Elas já tinham vindo no ano passado e, neste ano, trouxemos novamente. Elas choram um pouquinho na hora, mas é normal, no minuto depois elas já estão rindo de novo. O importante é prevenir para não sofrer com a doença", conta Fábio Luna.

A aposentada Noêmia de Araújo, 85 anos, moradora do Mutondo, costuma realizar exames periódicos na Clínica Gonçalense e também aproveitou para ser vacinada neste sábado. "Tudo na vida é prevenção, ainda mais pra quem já está nessa idade. Venho sempre aqui para ver se minha saúde está em dia. Não poderia ser diferente com essa campanha", disse.

A meta da Secretaria de Saúde é atender pelo menos 80% do grupo alvo, chegando a cerca de 220 mil pessoas vacinadas. Até o momento, 20% deste público já foi imunizado. Durante o Dia D, a vacina foi estendida para mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, outros doentes crônicos e funcionários do sistema prisional.

A medida de prevenção no município, que já registrou quatro casos da infecção viral H1N1, está acontecendo em 66 unidades de saúde das 8 às 17 horas. Além dessas unidades, o público alvo pode procurar ainda os cinco Polos Sanitários da cidade (Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto: Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa; Hélio Cruz, no Alcântara; Rio do Ouro; Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina).
São Gonçalo, 30/04/2016

Fonte: Ascom
Autor: Aaron Cesar
Foto: Marcio Oliveira