Diego São Paio | Foto: A política RJ
Os alunos da rede municipal de São Gonçalo têm recebido refeições bem diferentes do cardápio oficial da Prefeitura. No lugar da alimentação balanceada, que inclui carne, legumes e frutas, o improviso: comida feita por serventes e outras profissionais com o pouco que as unidades ainda têm em estoque para que as crianças não fiquem com fome. As funcionárias se desdobram para dar conta de suas funções e ainda fazer as vezes de merendeira, já que as contratadas pela empresa Home Bread – responsável pela merenda na cidade – não têm comparecido ao trabalho.

As irregularidades foram constatadas pelo vereador Diego São Paio (REDE) que visitou dez unidades de ensino na última quarta-feira (25/05). O cenário é desolador: a empresa Home Bread, com a qual a Prefeitura renovou um contrato milionário, não entrega os itens necessários para as refeições, obrigando as funcionárias a servir sopa rala de legumes e a priorizar os alunos mais novos na hora do suco.

“Todas as dez unidades que visitamos apresentam pelo menos um problema. Pelo contrato, a Home Bread deveria fornecer a refeição, a mão de obra para preparo de alimentos, higienização do espaço, produtos de limpeza e a estrutura física, mas nada disso vem sendo feito. Não podemos admitir este tipo de coisa. Precisamos exigir que o serviço seja prestado da melhor maneira possível. Estamos falando de dinheiro público sendo jogado fora”, afirmou o vereador Diego São Paio.

Na Ceama (Comunidade Evangélica de Apoio ao Menor e Adolescente), uma creche conveniada à Prefeitura e que funciona de maneira improvisada em uma casa no bairro Galo Branco, os alunos contam com a solidariedade dos vizinhos. Desde janeiro sem receber verbas e com serviço irregular da Home Bread, a unidade conta com doações da população e de comerciantes da região, inclusive para pagar contas de água e luz.

“Temos falhas constantes na entrega da merenda. Em dia de macarrão e carne moída, só temos macarrão. Uma vez, a empresa mandou apenas uma penca de banana para as 78 crianças atendidas aqui. Realizamos eventos, como almoços e lanches, para angariar recursos. Só recebemos os repasses de novembro e dezembro do ano passado porque fizemos uma denúncia”, relata a diretora da unidade.

Na Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Vila Lage, a situação atrapalha o aprendizado das crianças, já que muitas sentem mal estar por causa da fome.

“Ficamos preocupadas porque à tarde muitos alunos reclamam de dor de cabeça. A maioria dessas crianças tem apenas as refeições da escola. É muito triste o que está acontecendo”, desabafa uma funcionária que preferiu não ser identificada.

Audiência pública vai discutir o assunto – O vereador Diego São Paio (REDE) solicitou uma audiência pública para discutir as irregularidades na merenda na cidade. A audiência será realizada na próxima terça-feira (31/05), às 17h, na sede da OAB São Gonçalo, que fica na Travessa Euzelina, 100 - Zé Garoto.

"Nosso objetivo é ouvir os responsáveis dos alunos e os profissionais da educação que são obrigados a lidar com essa situação. Não podemos admitir o descaso como os nossos alunos. É dever da Prefeitura garantir que o serviço seja prestado com qualidade”, afirmou o parlamentar da Rede Sustentabilidade.