Mais uma unidade de emergência foi modernizada, ampliada e humanizada. O Pronto Socorro Infantil (PSI) Darcy Vargas, no Zé Garoto, ganhou um novo espaço de acolhimento e mais consultórios médicos. Com a modernização e ampliação do PSI, a secretaria municipal de Saúde quer reduzir o tempo de espera para as consultas e garantir um atendimento cada vez mais humanizado aos pacientes. No último mês, com o agravamento da crise na rede de saúde no país, a demanda na unidade aumentou em quase 100%, passando de nove mil atendimentos para 15 mil. Diariamente, cerca de 700 crianças passam por lá.

O novo espaço foi visitado pelo prefeito Neilton Mulim na manhã desta segunda-feira (30). Ao lado do secretário de Saúde, Dimas Gadelha, o prefeito conversou com pacientes e acompanhou diversos atendimentos.

"É mais um avanço para o município e para a população. Aqui (no Pronto Socorro) estamos entregando um novo espaço onde as famílias das crianças serão bem acolhidas e recebidas, sobretudo com respeito", afirmou o prefeito.

O Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo, tornou-se uma referência pediátrica no Leste Fluminense, recebendo moradores de várias cidades, entre elas Maricá e Itaboraí. A manicure Jaqueline Barbosa Moreira, de 26 anos, moradora do bairro São Joaquim, em Itaboraí, após passar pelas UPAS de Manilha e Santa Luzia, procurou o PSI para conseguir uma consulta para o filho, o pequeno Danilo, de seis meses.

"Em Itaboraí não tem nada. Estou há um mês buscando atendimento para o meu filho. Hoje, consegui aqui no Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo. Ele já foi atendido, medicado e agora vai passar pela revisão. O atendimento foi ótimo", comentou aliviada.

Também morador de Itaboraí, o motorista Delsirley Silva dos Santos, de 40 anos, foi outro que elogiou o atendimento na unidade. Pai de Anderson, de 3 anos, ele procurou o Pronto Socorro depois que o filho acidentalmente ingeriu veneno para ratos.

"Foi um susto enorme. Ele passou cinco dias internado. Não tenho do que reclamar. Os médicos são cem por cento. Fomos muito bem tratados e hoje ele voltou para a revisão. Lá em Itaboraí, o hospital está fechado. Viemos direto para cá porque sabíamos que era o melhor lugar", disse Delsirley.

O aumento progressivo de pacientes no Pronto Socorro Infantil já levou a secretaria de Saúde a ampliar o número de consultórios de três para seis e a abrir mais uma sala de exames (hoje são três). A unidade disponibilizou ainda dois leitos na sala vermelha para dar o suporte inicial a pacientes em estado grave, que precisam ser encaminhados a Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

"Nós recebemos muitos pacientes graves e hoje conseguimos dar esse suporte, o que é muito importante para um tratamento. Como temos o atendimento de portas abertas, sem passar pela regulação, recebemos pessoas de várias cidades aqui da região e até da Baixada Fluminense. Mas estamos conseguindo atender todos e reduzir o tempo de espera. Com esse novo espaço, o acolhimento será ainda melhor", conclui a diretora técnica do PSI, Roberta Veiga.

Fonte: Ascom
Autor: Jaciara Moreira
Foto: Girley Oliveira