Foto: PMSG
Após inaugurar o 1º Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no bairro do Zé Garoto, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, entrega à população, na próxima terça-feira (31), a 1ª Unidade Municipal de Pronto Atendimento no bairro do Pacheco. A unidade de emergência é do porte II, com capacidade para atender até 500 pacientes por dia e uma região com até 300 mil habitantes. Na tarde desta quarta-feira (25) Neilton e o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, foram ao local para ver os últimos detalhes para a abertura da unidade que irá ajudar desafogar as emergências dos prontos socorros da cidade.

"Com a abertura da Unidade Municipal de Pronto Atendimento no Pacheco estamos garantindo à população da região um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado. Em um caso de emergência, qualquer minuto vale muito e pode salvar vidas. Os moradores agora não precisarão mais correr até o Pronto Socorro do Alcântara ou ao Pronto Socorro Central em um caso grave. Nosso objetivo, com a abertura desta importante unidade, também é descentralizar o atendimento de emergência", garantiu o prefeito.

A Unidade Municipal de Pronto Atendimento vai contar com consultório de clínica médica e pediatria, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, engessamento, sutura, medicação e nebulização, dez leitos de observação para adultos e quatro infantis e outra sala com seis leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para um hospital.

A "classificação de risco" irá determinar a urgência de cada caso e os de maior gravidade, priorizando e agilizando o melhor atendimento a todos os pacientes que derem entrada na unidade. A unidade contará com uma sala de urgência (sala amarela) com oito leitos de adultos e outra com quatro leitos infantis. Uma sala de emergência (sala vermelha), que abrigará os pacientes graves com seis leitos para adultos e duas salas de observação individual, uma para adulto e outra infantil.

A aposentada Rita de Cássia da Silva, de 70 anos, comemorou com a notícia. "Nossa, vai ser muito bom! Tínhamos que procurar o pronto socorro quando alguém se machucava. Agora vamos ter esta unidade aqui no bairro", garantiu.

Fonte/texto: PMSG