As obras do primeiro laboratório municipal de análises clínicas de São Gonçalo seguem a todo vapor, O novo equipamento será entregue nos próximos dias a população. A unidade, que terá capacidade para realizar cerca de quatro mil procedimentos por dia, fica localizada próximo a recém inaugurada Clínica Municipal Gonçalense, no Barro Vermelho. O prefeito Neilton Mulim visitou as instalações nesta quarta-feira (18) junto do secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A unidade ficará responsável pela realização dos exames de fezes, urina, hormônio, sorologia para diversas doenças, além da análise da qualidade da água do município. Hoje, 90 unidades básicas de saúde realizam a coleta de exames.

"É a realização de um projeto que está no plano municipal de Saúde há décadas. Vamos aumentar nossa capacidade de análise clínica em São Gonçalo. Este é mais um ganho para o município", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Em média, 200 pacientes poderão realizar exames na sala de coleta da futura unidade, que fará curva glicêmica, entre outros. O laboratório será equipado com aparelhos de hematologia, coagulação, bioquímica, microbiologia e imunologia. Somente o aparelho de bioquímica fará 460 testes por hora.

"Continuamos investindo pesado na área da saúde sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população. Este equipamento faz parte do nosso programa de humanização da rede municipal de Saúde, que vem ampliando os serviços a cada dia visando agilizar o atendimento", garantiu o prefeito.

Fonte/texto/foto: PMSG