Foto: Divulgação
O início da semana promete ser agitado para o Legislativo de São Gonçalo. Os vereadores vão tentar levantar assinaturas suficientes para a abertura da CPI da Merenda. O motivo seria a chamada pública de preço, que a prefeitura publicou na ata de homologação que concordava com a compra de 4 mil dúzias de ovos pelo valor de R$ 10 cada. Além disso, alguns parlamentares já entraram com uma representação no Ministério Público (MP) para apurar indícios de irregularidades nessa ata de registro de preços, conforme foi publicado no Diário Oficial (DO) do município no último dia 3.

Por conta de mudança no horário das sessões, os vereadores vão discutir essas e outras questões a partir das 10 horas de segunda-feira. O vereador Diego São Paio (Rede), disse que esta semana será muito importante para o Legislativo.

“Vou conversar com os meus colegas de bancada  sobre a possibilidade de abrirmos uma CPI que vai investigar o superfaturamento da merenda. Nós precisamos de nove assinaturas e vou trabalhar para que isso seja conseguido. Estamos em um momento de muita dificuldade em todo o País, e parece que o Executivo não consegue enxergar isso, realizando compras de itens que custam  um valor fora da realidade”, afirmou.

Dudu do Catarina (PTB), por sua vez, reconhece que a tarefa será difícil. “São poucos os vereadores que estão na oposição. A não ser que haja um clamor popular, o que ao meu ver seria ideal. Assim que vi a publicação no DO achei um absurdo e trouxe o assunto para ser discutido em plenário”, ressaltou.

Sobre a representação no Ministério Público, o vereador Alexandre Gomes (PSB) espera que o órgão aceite o pedido de procedimento investigatório. “Espero que o MP entenda que houve um superfaturamento no preço desses produtos, pois há uma diferença muito grande entre o preço cobrado na tomada e o valor de mercado”, avaliou. A prefeitura alega que o procedimento está dentro da lei, já que a legislação determina que gêneros em questão sejam comprados do pequeno produtor rural da cidade, o que excluiria grandes fornecedores.

Fonte/texto: O Fluminense