Ministério do Controle e Transparência vai realizar fiscalização
em São Gonçalo | Prefeitura, foto: Claudionei Abreu/APRJ
O Ministério do Controle e da Transparência sorteou na quinta-feira (02/06) 70 municípios que receberão fiscalização especial quanto à aplicação dos recursos públicos federais.

Os recursos fiscalizados somam R$ 1,5 bilhão, e os relatórios são encaminhado aos órgãos públicos responsáveis, como os ministérios gestores, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União.

Os problemas nos municípios vão de notas fiscais falsas, desvios do Fundef e da Sudene, irregularidades em obras e licitações, e problemas administrativos. Denúncias estão sendo encaminhadas à Corregedoria-Geral da União desde que começou a fiscalização.

Essa iniciativa, que visa inibir a corrupção entre gestores de qualquer esfera da administração pública.  Nas fiscalizações, os auditores da CGU examinam contas e documentos, além de realizarem inspeção pessoal e física das obras e serviços em andamento. Durante os trabalhos, o contato com a população, diretamente ou através dos conselhos comunitários e outras entidades organizadas, estimula os cidadãos a participarem do controle dos recursos oriundos dos tributos que lhes são cobrados.

Em São Gonçalo, o Ministério fiscalizará onde foi aplicado mais de R$499 milhões de reais do governo federal que o município recebeu entre 2014 e 2015. Além de SG, o município de Paraíba do Sul também foi sorteado para a fiscalização no estado do Rio.

VEJA A LISTA COMPLETA DOS 70 MUNICÍPIOS SORTEADOS AQUI

Fontes: midia Bahia e CGU