Exibindo IMG_7575.JPG
Vereador recebeu denuncia de irregularidade em instituição para idosos
Foto: Divulgação
O presidente da Comissão de Idosos da Câmara de vereadores de São Gonçalo, vereador Armando Marins recebeu nesta terça-feira (30), uma denúncia de maus tratos a idosos abrigados na instituição de longa permanência “Carvalho e Mota”, localizada no Centro da cidade.

De acordo com a denunciante Silvia de Aguiar Diniz, a mãe dela, dona Nazir, de 96 anos  foi socorrida recentemente com um corte na testa e hematomas na face e nas costas. Segundo Silvia, na instituição,  ela foi informada apenas de que a mãe havia caído e se machucado; no entanto, ela desconfiou do relato, denunciou os possíveis maus tratos e pediu providências.

O vereador Armando Marins foi até a instituição verificar a veracidade das denúncias.  Ao chegar na casa ele visitou as alas feminina e masculina e encontrou diversas irregularidades: “Entre as os principais problemas que encontramos estão os medicamentos controlados alocados inadequadamente; apenas dois funcionários para atender dezoito pessoas institucionalizadas, sendo cinco acamados e  oito com  transtorno mental, além de não idosos. O

utra inconformidade com a lei foi a rampa que leva ao segundo pavimento do prédio, que  está na área externa e não dentro prédio. Também constatei que os prontuários médicos dos pacientes não estavam atualizados, nem o controle da pressão arterial havia sido feito no dia em que estivemos na casa. Além de tudo isso encontramos  pessoas com escabiose e sem tratamento,” informou Dr. Armando Marins.

Na próxima sexta-feira, 02, o vereador Armando Marins irá encaminhar a denúncia ao Ministério Público e aos órgãos competentes do município.