Foto: Carú Pastor
O candidato a prefeito Diego São Paio (REDE) esteve nesta sexta-feira (30) em caminhada nos bairros Jardim Catarina e Almerinda onde apresentou suas propostas para cidade. No bairro, o administrador conversou com diversos comerciantes e moradores que reclamaram sobre educação e saúde.

A aposentada Carmem Gutierrez, de 68 anos, mora há 40 no Jardim Catarina e deseja escolas melhores para seus netos. Ela conta que os alunos sofrem constantemente com a merenda, que ou não é servida por falta de ingredientes ou é substituída por suco e biscoito.

“Tenho dois netos, de 8 e 11 anos, e eles só vão à escola durante duas hora por dia porque não tem merenda e falta professor. Sem falar que eles não tem nada na escola que possa incentivá-los como uma aula de música ou algum esporte”, disse.

Para Diego, é importante que a escola ofereça atividades esportivas e culturais para que o aluno tenha uma formação completa e mais humana.

“Vamos implementar o programa de atividades para o contraturno escolar, valorizando cultura, esporte e meio ambiente. Precisamos articular parcerias com os governos Estadual e Federal no desenvolvimento desses programas escolares, utilizando também a infraestrutura esportiva existente nos conjuntos habitacionais da cidade”, afirmou.

No bairro Almerinda, muitos moradores reclamaram de saúde. O único local de atendimento é o Posto de Assistência Médica do Coelho onde, de acordo com os moradores, nunca tem médico nem medicamento.

Para Diego, a melhor prática da saúde é a prevenção e, por isso, defendeu a importância de investimentos em saneamento básico e estruturação de postos de saúde. O candidato pretende promover uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, para realizar atendimento médico dos alunos e palestras de prevenção a doenças. Diego explicou a necessidade de uma administração pública eficiente para garantir a boa aplicação dos recursos públicos.

“Nosso maior problema é que a atenção básica é deficiente. O cidadão não encontra atendimento no posto de saúde, aí se dirige à emergência, onde enfrenta grandes filas e sem garantia de ter seu problema assistido. Vamos oferecer especialidades básicas nos postos de saúde, como cardiologia, ginecologia, dermatologia, entre outras, para que a população possa ter um acompanhamento adequado. Isso vai acabar com a superlotação dos pronto socorros. Outra queixa frequente é em relação à realização de exames. A gente sabe que a demora pode chegar a meses. Vamos informatizar a marcação de exames e consultas, garantindo rapidez e eficiência”, explicou o candidato.