Doutor Dilson apresenta propostas para SG em entrevista
Foto: Divulgação/G1
Dando continuidade a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de São Gonçalo, o blog "A política RJ" publica o segundo bloco de entrevista com os prefeitáveis. O entrevistado desta vez é o candidato a prefeito pelo PSDB, o médico, ex-vereador e ex-deputado federal, Dr. Dilso Drumond. Leia a primeira entrevista com o candidato AQUI.

São Gonçalo tem índices precários em investimento em infraestrutura e saneamento básico. Como pretende mudar isso?

Vou rever o contrato de concessão da Cedae, uma empresa do estado e que presta serviços ao município com autorização da prefeitura que renovou o contrato e não cobra a boa prestação dos serviços à população. Também precisamos mudar esse cenário de falta de investimentos em saneamento básico, afinal de contas, os problemas de saúde aumentam muito por isso. É inadmissível que nos dias atuais ainda tenhamos pessoas morrendo por leptospirose. A execução de contratos em parceria com o governo federal precisa ser feita com responsabilidade e acompanhamento rígido para que não seja desperdiçado o dinheiro público. Vamos criar um mapa da urbanização da cidade, com dados reais e atuais da situação de cada bairro para sabermos exatamente o número de ruas com e sem saneamento básico.

Como investir na educação e subir a posição da cidade no ranking do IDEB?

Investir em qualificação para os professores, na melhoria dos projetos pedagógicos. Incentivando programas e projetos educacionais, assim como a participação dos alunos que hoje estão muito desmotivados, inclusive com a precariedade da infraestrutura das escolas. Se hoje os alunos entram na escola às 7h da manhã e ficam apenas duas horas, não podem garantir um índice de qualidade de ensino que não existe, apesar do empenho dos professores.

Como valorizar o profissional da educação, assim como os servidores públicos?

O salário dos professores em início de carreira é o pior da região metropolitana, são apenas R$ 933,00, pouco mais que um salário mínimo. Mas existem diretores de escola ganhando mais de R$ 12 mil. Há uma disparidade nisso. Os professores precisam de incentivo, não apenas na questão salarial, mas também na qualidade das escolas, dos projetos pedagógicos adotados, no material para trabalhar. Os recursos para a educação são repassados mensalmente pelo governo federal, mas não são bem aplicados. O servidor público precisa ser reconhecido, pessoas técnicas que devem ser valorizadas.

O senhor é médico e tem vasto conhecimento na área da saúde. Quais são suas propostas para evoluir a cidade nessa área?

Vamos investir muito em saúde que é uma das áreas que a população mais reclama. Precisamos implantação o Hospital do Câncer em São Gonçalo. Vamos descentrar os serviço de urgência e emergência, através da implantação do Serviço de Pronto Atendimento 24h por região. Também teremos as Clínicas de Especialidades médicas. Vou reforçar e ampliar o Programa Saúde da Família. Vou implantar uma Central de marcação de exames por telefone através do 0800 Saúde. Implantaremos o Programa Remédio em casa para que não falte medicamento e tenhamos um melhor controle dos remédios disponíveis na rede de âmbito do Sistema Único de Saúde.

Um dos grandes problemas de São Gonçalo é o transporte público. Hoje, os gonçalenses só tem uma opção de locomoção: Ônibus. Como trazer outros modais para a cidade?

Existem várias possibilidades. Sou contra o governo investir nos modais e depois entregá-los para a iniciativa privada. Acho importante que o investimento venham também dos empresários que são os que realmente lucram com o serviço. A implantação da linha de barcas entre a Praça XV e a São Gonçalo estava prevista desde que a concessão foi entregue pelo governo estadual para uma empresa privada,mas nenhum governante cobra que a linha seja efetivada. Também é plenamente possível termos BRT e BRS na cidade, para melhorar a mobilidade urbana. Aqui, os ônibus não contam sequer com baias para paradas nos pontos, então se o ônibus para no ponto, quem estiver atrás precisa ficar parado e isso só dificulta a mobilidade urbana. Somos uma cidade com mais de um milhão de habitantes e precisamos encarar a cidade com sua devida importância.

Como o senhor pretende  enxugar  a máquina pública para conseguir maiores investimentos em áreas como cultura (secretaria onde maior parte do orçamento é para gasto de pessoal), esporte e lazer? 

Essas pastas são muito importantes e o orçamento pode e deve vir de parcerias com projetos do governo federal, onde inclusive, existem vários projetos disponíveis, desde que sejam embasados e possam ser executados com seriedade.

Hoje, a Guarda Municipal vive condições precárias em seus equipamentos de serviço. Como pretende melhorar esse quadro e melhorar o trabalho da Guarda na cidade?

O efetivo da Guarda Municipal é muito baixo, pois são pouco mais de 300 homens à disposição da cidade. É pouco e precisa aumentar, mas também vamos criar a função de agente de trânsito para que os guardas deixem de executar essa função e sejam mais atuantes na guarda do patrimônio público e no apoio de ações de segurança da população.

Por que o gonçalense deve votar no Dr. Dilson Drumond?

Estou preparado para administrar a cidade e vou me dedicar, assim como serei um prefeito presente na vida cotidiana da população gonçalense. No meu governo, os canais de comunicação estarão abertos para a população, vamos levar a prefeitura para perto do povo. Tenho certeza que o cidadão vai voltar a ter orgulho de ser gonçalense. Peço seu voto, pois assim poderemos mudar para melhor a nossa cidade. Tenho ao meu lado, o advogado, Daniel Inove, um jovem nascido e criado na cidade, filho de pais empreendedores, ele também é empreendedor da cidade e, é a prova de que nossa cidade dá certo, é feita de gente de bem. Vem com a gente!

Parabéns ao jovem garoto, Claudionei Abreu, que com sua pouca idade, vem desempenhando um belíssimo papel de informar o cidadão e discutir política em São Gonçalo. Enquanto muita gente pensa em não votar ou anular o voto, temos esse exemplo de cidadania. Foi muito difícil conquistar o direito de votar, hoje esse direito não pode ser desperdiçado, não podemos perder a esperança. O blog A Politica RJ nos prova que não devemos desistir nunca. São Gonçalo é uma cidade maravilhosa de pessoas como o Claudionei e tantas outras.