Diego São Paio quer fazer uma mudança na forma de governar 
Dando continuidade a série de entrevistas com candidatos a prefeitos e prefeita, o blog "A política RJ" publica o segundo bloco de entrevista com os prefeitáveis. Leia o primeiro bloco da entrevista com o candidato Diego São Paio - AQUI. Conheça mais propostas do candidato a prefeito de São Gonçalo Diego São Paio (REDE) nesta entrevista.

Como melhorar o desempenho da educação pública municipal de São Gonçalo?

É triste ver São Gonçalo no noticiário por conta de um dos Idebs mais baixos do Estado: 3,3, muito abaixo da meta. Vamos trabalhar a educação integrada à cultura e ao esporte, com a adesão ao ensino integral de forma gradual, tornando a escola atrativa ao aluno. Uma prioridade é aumentar as vagas de creche, para dar tranquilidade às mães que, às vezes, dependem de familiares ou vizinhos para ir trabalhar. Temos que valorizar o profissional da educação, mantendo diálogo aberto e inserindo no Plano de Cargos e Salários as categorias que ainda estão excluídas.

Como o senhor avalia os demais adversários na disputa pela prefeitura?

Veja uma grande ausência de lideranças “ficha-limpa” e de propostas de mudança real para nossa cidade. Isso, inclusive, motivou nossa candidatura. O ‘troca-troca’ de alianças já demonstrou que, para alguns, vale o jogo do poder pelo poder, e não o que é melhor para São Gonçalo. Quando você coloca os acordos políticos acima da discussão de propostas, põe em risco a composição do governo. Tem que colocar o indicado de um, o amigo do outro. Nós, por outro lado, acreditamos na gestão de qualidade, aquela feita pelos profissionais capacitados e pela população. Estamos muito confiantes pela resposta do gonçalense nas ruas, por conseguirmos canalizar toda a indignação com o quadro que enfrentamos hoje para formular, juntos, as propostas que vão mudar nossa cidade. As pesquisas têm demonstrado que o cenário eleitoral está aberto e nossa campanha está em grande crescimento.

O senhor é um vereador que se destacou por estar na bancada opositora na Câmara. Como avalia o governo do atual prefeito? No que acha que o atual governo errou e no que acredita que acertou e que deve ser levado à frente?

É uma gestão incompetente. As unidades de saúde abandonadas, as ruas cheias de lixo, as crianças sem creche. Não há planejamento das ações, vivem de apagar incêndio. Os secretários são escolhidos por troca de favores e não porque têm competência administrativa. Falta transparência nos contratos, como o da merenda que denunciamos, e junto aos investidores, fechando portas de emprego para a população. Não existe diálogo com a população ou com os servidores, e as paralisações da educação, da limpeza pública e dos guardas municipais comprovam isso.

Vamos fazer uma mudança total na forma de governar, trazendo a população para fazer parte das decisões políticas, a partir das conferências, das associações de moradores, das subprefeituras e dos canais de interatividade na internet. Transparência e ética estão na base de uma gestão pública de verdade. Se você prioriza o combate à corrupção e a transparência administrativa, permite que a verba disponível seja aplicada no projeto certo e, assim, garante que os recursos rendam mais e não sejam desperdiçados.

Indicadores mostram que São Gonçalo tem baixíssimo investimento na área de infraestrutura e saneamento básico. Como pretende reverter esse quadro?

Saneamento será uma prioridade no orçamento do nosso governo. São Gonçalo é a 11ª entre as cem cidades que oferecem os piores serviços de tratamento de esgoto e abastecimento de água. São dados do Instituto Trata Brasil, que saíram no mês passado. Sem saneamento, não há saúde. Vamos articular melhorias para a cidade junto à Cedae e promover um choque de infraestrutura e urbanização com parcerias público privadas sérias para coleta de lixo, pavimentação, arborização e combate a enchentes. Não dá mais para achar comum um bairro grande como Neves, por exemplo, na entrada da cidade, onde o caminhão passa na quarta e só volta na segunda seguinte. Ter uma cidade limpa não é pedir muito, é obrigação de qualquer governo.

São Gonçalo é uma cidade com mais de um milhão de habitantes. Para transporte, temos apenas um meio de locomoção na cidade: os ônibus. Como pretende trazer outros modais para a cidade?

É urgente rever o Consórcio São Gonçalo, que deu exclusividade aos ônibus para uso do solo, para que possamos regularizar o transporte complementar, como as vans e os mototaxis, com itinerários e horários compatíveis às necessidades do gonçalense e em um modelo que seja bom para os trabalhadores. As empresas também precisam melhorar o serviço, instalando ar condicionado na frota, reduzindo o tempo de espera, entre outras reivindicações. Fomos grandes defensores da Linha 03 do Metrô, levando o abaixo-assinado à Alerj, mesmo sendo vereador. Vamos intensificar os esforços junto aos governos estadual e federal.

O senhor é morador do Colubandê e sempre abraçou a causa da Fazenda Colubandê, que hoje, infelizmente, encontra-se em estado precário e de abandono. Como pretende lutar por esta causa e trazer a Fazenda Colubandê definitivamente para a administração gonçalense?  

Reivindicar a gestão da Fazenda por parte da Prefeitura foi a minha primeira ação como vereador, a partir de uma indicação legislativa. Alcançamos essa vitória há alguns meses, mas sem que houvesse uma preocupação da gestão atual para interromper a depredação e a criminalidade no local. Queremos estruturar um Museu Histórico na Fazenda, para resgatar a autoestima do gonçalense, ganhar mais uma opção de cultura e colocar nossa cidade no cenário turístico da região. Será um polo importante para gerar emprego e renda.

Recentes pesquisas para intenção de voto o colocam em 6º lugar. Como avalia isso?

A gente precisa ter cuidado com as pesquisas de intenção voto e as variáveis que elas envolvem. Aqueles que aparecem um pouco mais à frente são mais conhecidos, mas têm um grande índice de rejeição. Nossa candidatura é bem vista e associada à honestidade e ao combate à corrupção. Isso ajuda para que o voto em Diego seja um voto com mais certeza, é de quem não vai mudar de ideia depois. No último mês, desde que essa primeira pesquisa foi divulgada, muita coisa mudou e nosso crescimento está claro para aqueles que conversam com a população. É importante que o eleitor não se atenha apenas às pesquisas, mas avalie o dia a dia e o passado dos candidatos, conheça as propostas. Temos procurado dar um bom exemplo nas ruas e na internet, com uma candidatura transparente e participativa. Essa postura certamente vai influenciar nas urnas.

Por que o gonçalense deve votar no Diego São Paio? 

Votar 18 é reconhecer que São Gonçalo merece mais. Merece uma administração baseada realmente em ideias e propostas novas. Com isso, é possível termos uma cidade segura, limpa, com emprego, com atendimento digno na saúde, com creche, com transporte decente. E isso ultrapassa o meu nome. Nosso programa, desde o início, tem sido construído com as pessoas, porque política é pra servir a população, e não pra se aproveitar dela. Eu sempre digo que não há ninguém melhor que o próprio morador para dizer o que o bairro precisa. E é isso o que vamos realizar. Nosso governo dará vez e voz ao gonçalense, para que ele volte a ter orgulho de ser dessa terra.  Com muito trabalho, vamos realizar uma mudança histórica na nossa São Gonçalo.