Dayse quer fazer um governo para os trabalhadores
Foto: Divulgação 
Dando continuidade a série de entrevistas com candidatos a prefeitos e prefeita, o blog "A política RJ" publica o segundo bloco de entrevista com os prefeitáveis. Leia o primeiro bloco da entrevista com a candidata Dayse Oliveira - AQUI. Conheça mais propostas da candidata a prefeita de São Gonçalo Dayse Oliveira (PSTU) nesta entrevista.

Indicadores mostram que São Gonçalo tem baixíssimo investimento na área de infraestrutura e saneamento básico. Como pretende reverter esse quadro?
Através dos conselhos populares, discutindo com a população e mobilizando-a. Desde já considero absurda a proposta do PMDB, do governo estadual de privatizar o saneamento. Queremos criar uma empresa de obras públicas, que além de gerar emprego, possa levar saneamento básico à toda a população e infraestrutura à cidade. Além disso, a coleta de lixo (que faz parte do saneamento) não pode ser privada. Propomos uma empresa estatal de limpeza urbana, que, além da coleta, também se preocupe com reciclagem e dê condições dignas aos seus funcionários.

9Recentes pesquisas para intensão de voto o colocam em 9º lugar em intenção de votos. Como avalia?
 As eleições são organizadas pelos representantes dos ricos, dos empresários, que fazem suas regras. Minha campanha é a campanha do tostão contra o milhão. Tenho só 6 segundos na televisão. Nenhuma televisão me chamou para entrevistar.  É uma batalha desigual. Meu partido é um partido militante, socialista, contra tudo que está aí. Sou contra as reformas de Temer, que vão acabar com a aposentadoria, férias, 13º, que são reformas que fazem os trabalhadores perderem para os empresários ganharem. Quero o oposto. Por isso não recebo dinheiro de empresários. Continuo denunciando a desigualdade do capitalismo que se manifesta nas eleições. Sigo chamando para a luta. É isso que garante meu compromisso com os trabalhadores. Só a luta muda a vida.

Como a senhora avalia o atual governo do prefeito? No que acredita que ele errou e no que acredita que acertou e deverá ser levado à frente pelo próximo prefeito?

O prefeito errou quando enganou a população. Não cumpriu as promessas que fez. Governou para os ricos, como todos os outros prefeitos anteriores. Cadê a passagem a R1,50? Cadê o piso históricos dos profissionais de educação? Onde estão as 70 creches?

Como a senhora avalia os demais adversários de campanha ?

Todos estão com coligados com partidos envolvidos na lista da Odebrech ou da Lava Jato. Nós somos o único partido que não tem envolvimento com nenhum desses escândalos. Meu partido é o único que levanta a bandeira da revolução socialista todos os dias, levanta a bandeira de que a libertação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores. Não temos e nunca tivemos financiamento de empresários. Somos os que têm as melhores condições de fazer um governo para os trabalhadores, negros, mulheres, LGBT’s. Sou a única mulher negra candidata.

São Gonçalo é uma cidade com baixa arrecadação e ainda estamos vivendo uma crise. Com isso, as verbas repassadas à cidade estão diminuídas. Como pretende implantar seus projetos de governo?

Primeiro tem que acabar com as isenções fiscais que tem as grandes empresas, como redes de supermercados e empresas de ônibus. O município deixa de arrecadar milhões com isso. Depois, propomos o imposto progressivo: as grandes fortunas, pagam mais impostos, o povo pobre, menos, desempregados são isentos. Também é possível aumentar a arrecadação significativamente desse jeito. Outra coisa é suspender o pagamento da chamada "amortização da dívida", que é uma grana que sai direto para o bolso dos banqueiros - essa dívida já foi paga muitas vezes.

Quais são suas propostas para segurança, área que os gonçalenses mais pedem atenção? Como pretende viabiliza-las?

Sobre segurança eu já respondi anteriormente, mas é sempre bom aprofundar. Não achamos que se resolve o problema da violência botando mais gente armada nas ruas, botando a polícia para subir os morros e matar jovens negros. Achamos que é preciso uma política mais global, que envolva a urbanização, educação, emprego. Além disso, uma política real de combate ao comércio ilegal de drogas e armas (que é o maior responsável pela violência urbana). Como? Lutando junto com o trabalhador e o povo gonçalense pela legalização das drogas, sob o controle do Estado, para quebrar com o tráfico; e por uma polícia que seja controlada pela população e seja ligada aos seus interesses, ou seja, desmilitarizada.

Como pretende enxugar a máquina pública para garantir mais investimentos para a áreas de esporte e cultura, por exemplo, onde maior parte do orçamento é para gasto com pessoal e na há investimento?

Isso de que a máquina pública está inchada é um mito. É só ver o número de funcionários públicos em relação à população. Relativamente tem cada vez menos funcionários públicos e eles estão, na maioria dos casos, sobrecarregados. O que queremos enxugar são os cargos de confiança, cargos de indicação política. Isso que onera os cofres públicos. O funcionalismo de carreira tem que ser valorizado e incrementado com concursos públicos e efetivação dos terceirizados. A verba para realização de todos esses projetos para uma São Gonçalo dos trabalhadores e do povo pobre vai sair, como já dissemos do importo progressivo e da suspensão do pagamento da dívida. Além disso, é preciso auditar fortemente as contas da prefeitura e os contratos para encontrar os desvios da corrupção. Defendemos a prisão e confisco dos bens de todos os corruptos e corruptores.

Por que o gonçalense deve votar em Dayse Oliveira?

O voto no PSTU é um voto na luta. Não dizemos: "vote em mim que eu resolvo seus problemas". Dizemos: dê um voto de confiança em um programa revolucionário, de mudança radical. Vote em quem defende um outro projeto de sociedade, mais justa, mais democrática, um projeto socialista. Mas não fique só no voto. Se organize no seu bairro, no seu local de trabalho. Lute e vote 16.