Nanci fez caminhada em diversos bairros neste domingo (23)
Foto: Reynaldo Felix
Candidato a prefeito percorreu bairros e conversou com população sobre medidas de combate à criminalidade crescente do município. 

Faltando exatamente uma semana para a definição do futuro prefeito de São Gonçalo, o candidato José Luiz Nanci (PPS) promoveu uma mega carreata em diversos bairros da cidade ao longo deste domingo (23).

O percurso começou ainda pela manhã, com um corpo a corpo no Alcântara, onde Nanci conversou com vendedores ambulantes. O candidato explicou sua proposta de regulamentar a profissão a partir de uma lei municipal.

“Toda troca de governo deixa os ambulantes e seus familiares com medo de perder seu direito de trabalhar, porque é um decreto que os mantêm nas ruas. Vamos criar uma lei para que o ambulante seja reconhecido como um profissional de vendas e tenha direito a um espaço para trabalhar. Temos conversado com as associações do ramo e temos um grande projeto de reforma urbana para o Alcântara, o Rodo, Santa Catarina e Santa Luzia. É importante dar estrutura aos serviços, para que esses trabalhadores continuem sustentando suas famílias e fazendo a renda girar na cidade. Vamos governar para todos e cuidar de São Gonçalo”, afirmou o candidato.

Do Alcântara, a comitiva seguiu para os bairros Galo Branco, Rocha, Lindo Parque, Santa Catarina, Barro Vermelho, Pita, Covanca e Venda da Cruz. Ao retornar, o candidato passou nos bairros Neves, Vila Lage, Porto Velho, Gradim, Paraíso, Parada 40, retornando à Praça do Barro Vermelho. Ali, foi recebido pela população e apresentou propostas.

Moradora do Vila Lage, Juliana Mendes, de 23 anos, contou que o medo já faz parte da rotina do bairro. Segundo a estudante, os assaltos se tornaram comuns nos pontos de ônibus das principais ruas do bairro, tornando a criminalidade assunto recorrente na vizinhança.

“Não importa mais a hora do dia, nunca nos sentimos seguros”, lamentou.

José Luiz Nanci ressaltou que fará uma central integrada entre as polícias civil e militar e a Guarda Municipal para monitorar a violência a partir de câmeras instaladas pela cidade, como forma de prevenção e combate. O candidato também argumentou que valorizar a Guarda Municipal e melhorar o sistema de iluminação pública são medidas importantes que farão a diferença. Nanci também comentou sobre a pretensão de retomar o Programa Ronda Escolar, pelo qual os guardas municipais acompanhavam o horário de entrada e saída dos alunos.

“Nós vamos trabalhar a prevenção da violência em parceria com a PM, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a comunidade. Nossa gestão vai adotar um sistema de monitoramento de câmeras, como já é feito na vizinha Niterói. Vamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal e oferecer estrutura para que eles possam trabalhar com dignidade. A segurança tem sido um ponto crítico na cidade, mas estamos preparados para cuidar desse tema”, declarou.