Projeto é de autoria do Vereador Armando Marins
Foto: TV Câmara/TV Win
O vereador de São Gonçalo, Dr. Armando Marins, irá apresentar um projeto de lei que propõe medidas alternativas para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue. O projeto prevê o cultivo da Citronela e da Crotalária.

De acordo com o vereador, estudos feitos por especialistas revelam que a crotalária possui substâncias que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito Aedes aegypti.  Já a Citronela é uma planta com mais de 80 componentes, entre eles o aldeído citronelal e o geraniol, responsáveis por seu cheiro característico. Esses princípios ativos funcionam como repelentes naturais de mosquitos.

A idéia é incentivar o cultivo dessas plantas como método natural de combate à dengue. Dr. Armando Marins explica: “O governo municipal fará a distribuição das mudas da citronela e sementes da crotalária entre a população, juntamente com as ações de combate à dengue. Também será feita uma campanha educativa nas escolas e através dos meios de comunicação para informar à população sobre os benefícios das plantas,” informou Armando Marins.

O vereador quer também que a Secretaria do Ambiente promova o plantio da citronela e da crotalária em lugares públicos como canteiros, avenidas, jardins e hortos. Dr. Armando Marins ressalta, no entanto, que mesmo com os benefícios oferecidos por estes repelentes naturais, o combate ao mosquito da forma tradicional deve ser mantido tanto pela população quanto pelo poder público.