Grupo apresentou propostas para solucionar a crise financeira em SG
O vice-Prefeito, o prefeito e a primeira-dama | Foto: Ascom
Uma comissão formada por aprovados no concurso para Auditor Fiscal do Município de São Gonçalo, apresentou-se como ferramenta indispensável para a superação do estado crítico das contas do Município Gonçalense.

Aliada às demais medidas de ajuste fiscal que tem sido tomadas, como a suspensão do uso da frota de carros oficiais, corte de comissionados, dentre outras, está o aumento da fiscalização com vistas ao combate à sonegação fiscal.

"Neste momento sensível por que passam as contas do Município, oriundo das dívidas herdadas da Gestão anterior, soma-se ainda, o comprometimento dos repasses constitucionais, em virtude da crise que também assola o Governo Estadual, e a recém aprovada PEC dos Gastos, que limitam os investimentos públicos. Faz-se mister, então, a gestão ótima dos recursos próprios, e, em especial das Receitas ditas “derivadas”, que são aquelas oriundas dos impostos, taxas e contribuições de melhoria", afirmou Ruy, 6º colocado no concurso.

Segundo a comissão, a lógica é bem simples, e segue a tendência de outros municípios de todo Brasil: “se aumenta a fiscalização, então aumenta a arrecadação”.

"O aumento do efetivo de Auditores Fiscais significa muito mais que um incremento arrecadatório propriamente dito; mais que o combate à sonegação fiscal, a fiscalização é medida de “Justiça Fiscal”, pois visa coibir que a grande massa suporte uma carga tributária tão alta, em detrimento daqueles que sonegam. A longo prazo, isso permite até que seja diminuída a carga tributária sobre os contribuintes. Aliás, a população precisa ter em mente que arrecadar impostos está intimamente ligada à redistribuição de renda, pois tributando aqueles que manifestam riqueza, consegue-se prover serviços públicos e o mínimo existencial para os menos afortunados", observou Rodrigo Antonio, 10º colocado no concurso.

A prefeitura de São Gonçalo, no ano de 2016, realizou o concurso para o cargo, porém ainda não houve a convocação dos aprovados.

"O Prefeito José Luiz Nanci possui hoje um acervo de mão de obra extremamente qualificada, pronto para entrar em exercício e contribuir com a nobre missão de restaurar a saúde financeira do Município, e o bem estar social de sua população. Os municípios fluminenses que adotaram a postura de investir na fiscalização, como Niterói, que no último ano realizou concurso para 30 vagas, colhe agora os bons frutos deste investimento. Na região dos Lagos, o município de Araruama, cuja população é 10 vezes menor que a de São Gonçalo, contratou no último ano 22 fiscais. Na contramão, São Gonçalo possui apenas 24 auditores em exercício, o que indubitavelmente compromete a arrecadação de um município de mais de 1 milhão de habitantes", afirmou Bruno Pinto, 11º colocado.

A comissão busca neste momento uma reunião com o Senhor Prefeito para discutir o assunto.