Foto: Ascom
A abertura da "Casa do Empreendedor" em São Gonçalo foi pauta de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira(17), entre o Prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo da reunião foi aprimorar o ambiente de negócios a partir da implementação de projetos que visam incentivar o empreendedorismo na cidade.

"Queremos implementar os serviços que facilitem o processo de abertura de empresas para potencializar o município que na década de 80 era um grande polo industrial. A intenção é melhorar nossa economia", aposta Nanci.

Entre as questões que devem ser implantadas, além da sala do empreendedor, estão a atuação de um servidor municipal como agente de desenvolvimento, sistema integrado de cadastro, alvará online e atualização da lei geral municipal. São Gonçalo também não consta no sistema de monitoramento como município com Políticas de Desenvolvimento Implantadas.

Segundo o coordenador regional do Sebrae, Américo Diniz, os dois maiores tipos de negócios cadastrados no MEI na cidade são salão de beleza e consertos de roupas.

"Atuamos em São Gonçalo há 18 anos desenvolvendo ações na linha de políticas públicas e apoiando aos pequenos negócios de todo o país por meio da capacitação e orientação dos empreendedores. Queremos criar ambientes favoráveis gerando empregos, tributos e criando oportunidades para saber o que a cidade produz e comercializa. Com a criação de um programa aqui, teremos um processo transparente e que melhora o ambiente de negócio do empresário", explica Américo Diniz, coordenador regional do Sebrae.

Quando o assunto é Microempreendedor Individual (MEI) São Gonçalo fica atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro. Desde a implementação do projeto, em 2009, foram realizados 44.063 formalizações do MEI na cidade. A maior marca foi em 2015 quando 7.314 pessoas registraram suas empresas.

"O apoio aos pequenos negócios auxilia no desenvolvimento da nossa economia e a criação da casa do empreendedor gera um ambiente de negócio favorável para que as empresas venham. Essa relação só traz benefícios para o empreendedor e futuro consumidor. Será um grande avanço no sentido de oferecer rapidez na abertura dos negócios", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto.

Fonte: Ascom/Foto: Girley Oliveira