Secretário Marlos Costa e Prefeito José Luiz Nanci | Foto: Ricardo Precioso
Após quatro anos, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, retornou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) à comunidade do Salgueiro. A unidade passa a funcionar nas dependências do Centro Social Urbano (CSU) e vai ampliar os serviços de assistência à população da região e entorno. Nesta quinta-feira (23), o prefeito José Luiz Nanci e o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, visitaram as instalações da nova unidade, que conta com acessibilidade, quadra poliesportiva, ampla área de lazer e salas para atendimento e acolhimento das famílias.

Com previsão de realizar, aproximadamente, 300 atendimentos por mês aos moradores do Salgueiro, Itaúna, Fazenda dos Mineiros, Palmeiras, Recanto das Acácias e Luiz Caçador, a unidade é referência na promoção de qualidade de vida e garantia de direitos às famílias da localidade. Inaugurada em 2007 no CSU-Salgueiro, em 2013 a unidade foi remanejada para Itaúna, dificultando o acesso aos atendimentos a um grande número de pessoas.

O prefeito José Luiz Nanci conhece bem a realidade daqueles bairros e enxergava a necessidade de retornar o Cras para o Salgueiro. "São bairros que ficam distantes do centro da cidade e isso acaba dificultando o acesso para muitas famílias. Assim que assumi o governo, em janeiro deste ano, determinei o retorno do CRAS para aquela unidade de apoio social. Atuei como médico naquela região durante 15 anos. Hoje, me sinto muito feliz em continuar garantindo assistência aos moradores de lá", explica o prefeito, José Luiz Nanci.

Para o secretário Marlos Costa, resgatar este serviço é pensar na população. "Entendendo a importância de ter como sede sua região de origem, portanto, retornar o CRAS para o Salgueiro reafirma o compromisso do nosso prefeito, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, de tornar o serviço público mais próximo da população. É pensar nos moradores e na garantia de um trabalho de excelência", afirma Marlos.

A equipe técnica da unidade conta com duas assistentes sociais, uma psicóloga, um cadastrador, uma pedagoga, um facilitador das atividades de serviço de convivência, além do quadro administrativo. Os serviços oferecidos são: Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif); serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes; além da Proteção Social Básica Domiciliar, voltada para pessoas com deficiência e idosos. No último caso, uma equipe multidisciplinar atua nas residências dos assistidos efetuando cadastramento e acompanhamento para o programa Bolsa Família. De acordo com Thaisa Chaves, subsecretária de Proteção Básica, a intenção da rede é ampliar os serviços.

"O CRAS Salgueiro nos permite a possibilidade de aproveitar melhor os serviços oferecidos. Além disso, vamos oferecer aulas de capoeira, artesanato e atividades afins. Também prevemos cursos profissionalizantes, mas ainda não determinamos uma data", garantiu Thaisa.

O Cras Salgueiro já acolheu mais de cinco mil famílias, e segundo a assistente social e coordenadora técnica Eliane Azevedo, que atua há quatro anos na unidade, o trabalho em rede, junto a outras secretarias como Saúde e Educação, torna o atendimento humanizado e completo, o que é bem recebido pelos moradores.

Unidades na cidade – O município de São Gonçalo conta com 18 unidades do CRAS, instaladas nos bairros Alcântara, Amendoeira, Barro Vermelho, Galo Branco, Centro, Engenho Pequeno, Guaxindiba, Itaoca, Jardim Catarina, Marambaia, Maria Paula, Neves, Porto do Rosa, Salgueiro, Santa Izabel, Santa Luzia, Tribobó, Vista Alegre e Boaçu.

Fonte: Ascom/Foto: Ricardo Precioso