Programa foi desenvolvido no governo anterior | Foto: PMSG
Após constatar que os quiosques do programa Café Social não atendiam, de fato, a população, o secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Marlos Costa, decidiu fechar as unidades. Os R$ 2 milhões que eram gastos no programa serão investidos na construção de até 18 cozinhas comunitárias, que oferecerão almoço aos gonçalenses, com valor estimado em R$ 3. A unidade do Centro vai receber projeto Feira da Mulher Empreendedora (Femesg). Já em Alcântara, o espaço passará a ser ocupado por uma subinspetoria da Guarda Municipal (GM).

"O contrato do programa era para atender duas mil pessoas por dia, mas verificamos que nem 50 cafés eram servidos. Então, vamos encerrar o programa e aplicar o dinheiro nas cozinhas comunitárias, que realmente irão atender a necessidade da nossa população. Estamos seguindo orientação do nosso prefeito, José Luiz Nanci, para fazermos o melhor para os gonçalenses", justificou Marlos Costa.

O programa terá início nos bairros Vila Lage, Engenho Pequeno e Jardim Catarina, e funcionará nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais entidades vinculadas à secretaria. Para o prefeito José Luiz Nanci, esta é uma forma de remanejar os gastos públicos prestando um serviço efetivo e de maior qualidade à população.

"No início do mês firmamos o compromisso de cuidar das pessoas. Estamos trabalhando para oferecer à nossa população serviços e programas de qualidade e que realmente atenda de forma ampla e eficaz", disse o prefeito.

De acordo com Marlos Costa, além das cozinhas comunitárias, o dinheiro também será investido nas entidades de proteção à criança e ao idoso.

Novas ocupações – Os equipamentos onde funcionavam o Café Social servirão para a instalação de novos serviços em benefício à população.

Alcântara vai receber a subinspetoria da Guarda Municipal, que já conta com a 2ª inspetoria da GM. Isso vai reforçar o patrulhamento no entorno dos grandes comércios que o bairro abriga. A inauguração está prevista para após o carnaval.

"Manter a guarda municipal perto dos comércios e da população torna o trabalho de prevenção mais forte", avalia Machado, comandante da GM.

A unidade do centro da cidade, localizada na Praça Luiz Palmier (Rodo), foi destinada inteiramente às artesãs da cidade, que integram a Feira da Mulher Empreendedora (Femesg).

"As artesãs realizam esta feira semanalmente. Agora, nesse espaço elas poderão trabalhar, diariamente, através de escala, possibilitando o aumento em suas rendas familiares. Além de venderem seus produtos no local, também terão uma base para receber encomendas", relata Marta Maria, secretária municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência.

Fonte: PMSG