Foto: A política RJ
O Secretário Municipal de Educação de São Gonçalo, o ex-vereador Diego São Paio, foi entrevistado pelo blogueiro Claudionei Abreu. Na entrevista, Diego São Paio falou sobre o trabalho que vem desempenhando a frente da Secretaria de Educação do Município, os projetos em andamento e as conquistas adquiridas nestes primeiros três meses de governo. Ele também falou sobre as parcerias que tem conseguido para os alunos da rede municipal e o compartilhamento de experiências para outros países.

Confira.

Qual foi a maior dificuldade assim que você chegou à Secretaria?

A maior dificuldade foi com a quantidade de funcionários fantasmas e com os salários exorbitantes. Haviam  721 pessoas lotadas na Secretaria de Educação e de cara fizemos esse choque de gestão, rompendo com essa cultura de pessoas sem trabalhar, funcionários fantasmas e desviados de função. Hoje alocamos 149 pessoas dentro da Secretaria de Educação.

De que forma essa medida ajudou a Secretaria?

Na eficiência do trabalho. Hoje temos um corpo técnico pensando e elaborando um organograma das necessidades do município, além da economia. Nós tínhamos aqui, por exemplo, professores com supersalários, e cortamos tudo isso, gerando economia na folha.

Quais foram as principais ações da secretaria até agora?

Estamos revendo todos os contratos da Secretaria de Educação. Os contratos de aluguéis abaixaram em média 30%. Em todas as frentes de ações estamos dialogando com o Ministério Público, com o Sindicato de Profissionais de Educação (SEPE), com os Conselhos Municipais de Educação, com o Conselho Escolar e também em audiências na Câmara Municipal, tratando com transparência a administração pública na educação.

Quais parcerias você tem garantido para a Secretaria?

Recebemos a visita de holandeses que realizaram parcerias para pesquisas e implementação de projetos nas escolas municipais. Também dialogamos com  americanos que esboçaram a vontade de fazer parcerias conosco investindo na cidade, oferecendo bolsas de estudos para que alunos da rede municipal de ensino possam ingressar no Ensino Médio em escolas referência nos Estados Unidos. Temos um grupo de empresas que querem investir em questões sociais e ambientais. Vamos garantir além de recursos federais, parcerias-público-privadas para construção de três novas creches no município.

E o salário dos professores? Algum prazo para o pagamento?

Nós recebemos a maior dívida de gestão da história, foram quase R$600 milhões de herança, e nesta herança estava incluso pagamento adversos com fornecedores e diversos contratos atrasados. Tivemos um problema gravíssimo que foi o não pagamento da folha de dezembro e a segunda cota do décimo terceiro. O governo tomou uma posição de forma transparente junto ao Tribunal de Contas e o Ministério Público e parcelaram o pagamento dentro da possibilidade real. Todos queriam​ o pagamento integral, mas o município não tem dinheiro suficiente. O parcelamento, no primeiro momento, seria em oito prestações. Dialogando​ com o Ministério Público, conseguimos reduzir para cinco parcelas. Até maio o pagamento de dezembro já estará quitado, tudo isso aprovado e supervisionado pelo MP.

No incio de março você foi até a sede do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e resgatou R$27 milhões em verbas para o município. Qual é o destino dessa verba e em quanto tempo poderemos ver os resultados?

Nós temos 60 dias para reformular os projetos para o qual essas verbas foram destinadas. Em maio a gente reapresenta esses projetos para que eles possam liberar o início das obras. Estive uma segunda vez em Brasília, com o Ministro da Educação, garantindo de vez estes recursos para o município e ainda solicitei mais verbas. Em dois meses realizaremos o processo licitatório e vamos pleitear mais aquisições, como ar-condicionado, computadores e equipamentos necessários para a qualidade da educação.

Quais são os maiores desafios para a educação de São Gonçalo?

Eu penso que é a universalização e a qualidade da educação. Hoje temos 17 creches municipais e 34 conveniadas, um total de 41, para 92 bairros. Ainda que fosse uma creche para cada bairro não bastaria. Olha a distância que estamos da universalização, para que as pessoas tenham acesso a algo que é dever do Estado, e essa é a principal bandeira da minha gestão.

O que o gonçalense pode esperar do seu trabalho?

Pode esperar muita dedicação frente a Secretaria de Educação. Eu sou filho de professores, neto de professores, meu pai já foi secretário de educação deste município e nós temos orgulho de estar aqui. A população pode esperar resultado. É possível fazer uma educação pública de qualidade. O prefeito José Luiz Nanci quer um choque de gestão e é isso que estamos fazendo. Queremos deixar um legado de mudanças históricas na educação em São Gonçalo.