Foto: Divulgação/Câmara de Niterói
Mulheres que atuam nas mais variadas esferas de ação e que se destacam por lutas e bandeiras na saúde, educação, artes e outras áreas foram homenageadas durante sessão solene na Câmara de Vereadores de Niterói. Ao todo 14 personalidades foram agraciadas com as medalhas Felisberto de Carvalho, Leila Diniz e Albert Sabin e com o Título de Cidadã Benemérita. Professoras, médicas, presidentes de entidades civis, escritoras e demais segmentos representaram o leque de mulheres.
Presidida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Paulo Bagueira, o ato solene fez o encerramento do mês dedicado às mulheres.

A primeira dama do município, Fernanda Sixel, ao receber a Medalha Felisberto de Carvalho falou sobre a importância da luta feminina. “Precisamos dar visibilidade cada vez maior ao Dia Internacional da Mulher. Ainda há muito o que se conquistar. Para muitas de nós romper o ciclo de opressão é muito difícil, por isso o poder público precisa ajudar o cidadão a mudar de postura”, disse Fernanda.

A cantora Magda Bellotti cantou à capela o Hino Nacional e duas alunas da Escola de Música Romeu Savastano executaram músicas eruditas e clássicas. Receberam a Medalha Felisberto de Carvalho a professora Fernanda Sixel, Flávia Monteiro de Barros Araújo, Regina Célia Bittencourt, Maria José de Mello e Iara da Fonseca Vaz.

A Medalha Leila Diniz foi entregue a Barnielly dos Santos Rocha, pelo vereador Ricardo Evangelista. Cleonice de Queiroz Nery, pelo vereador Leandro Portugal. Já Haidêe Antunes Rosa e Danielle Fritzen receberam a medalha pelas mãos do vereador Leonardo Giordano. Eva de Lourdes Santana Amora recebeu do vereador Bruno Lessa e Raquel Pantelão pelo vereador Betinho.
Por sua vez, a Medalha José Clemente Pereira foi para dona Henriqueta Henriques Franco da Cunha, através do vereador João Gustavo. Recebeu Título de Cidadã Benemérita, por iniciativa do vereador Paulo Eduardo Gomes a senhora Maria Alice Lisboa de Oliveira. A Medalha Albert Sabin foi entregue pelos vereadores Paulo Velasco e Paulo Eduardo Gomes à doutora Thereza Cypreste de Miranda.

Fonte/Texto: Câmara de Niterói