Prof. Paulo | Foto: Divulgação
Em decorrência dos altos índices de violência registrados no município de São Gonçalo, foi levado ao plenário da Câmara de Vereadores uma importante matéria abordando essa temática. O vereador Professor Paulo (PCdoB) apresentou o projeto de lei nº 071/2017, a chamada Paradinha Segura, determinando que os motoristas de ônibus sejam autorizados pelo poder público a interromper a viagem dos coletivos para desembarque de passageiros fora dos pontos de paradas no horário entre 22h e 6h da manhã.

“Nossa população está amedrontada! Embora segurança pública seja da competência do governo estadual nós legisladores em âmbito municipal podemos colaborar. Apresentei o projeto de lei Paradinha Segura com o objetivo de salvaguardar a integridade física e psicológica da população, para tentar diminuir os casos de violência e o pavor decorrente da sensação de medo”, explicou o vereador.

A matéria obriga as empresas de ônibus a orientarem seus profissionais para atenderem aos pedidos dos usuários que, por motivo de segurança, solicitarem saltar fora do ponto de parada, desde que obedeça o trajeto regular da linha e haja condições para o desembarque. O PL nº 071/2017, direcionado para mulheres, idosos e deficientes físicos, determina também a afixação de informe público no interior dos coletivos após aprovação e sanção da Paradinha Segura.

O vereador Professor Paulo acredita na aprovação do projeto de lei quando for submetido à análise e votação em plenário. “Há uma demanda real por medidas práticas em relação à questão da segurança pública, esse projeto ganha ainda mais relevância por colaborar diretamente com segmentos sociais considerados mais vulneráveis a ação dos criminosos, segundo relato das autoridades da área”.